Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO RESUMO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA DO ESTUDANTE

Palavra-chaves: RESUMO, GÊNEROS DISCURSIVOS, COMPREENSÃO LEITORA Comunicação Oral (CO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21610
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1402
    "inscrito_id" => 9827
    "titulo" => "O GÊNERO RESUMO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA DO ESTUDANTE"
    "resumo" => "Os gêneros são instrumentos que possibilitam a interação humana (DOLZ e SHNEUWLY, 2004). Para nos comunicar linguisticamente recorremos aos gêneros de acordo com a esfera comunicativa a qual estamos inseridos. Por isso, garantir que alunos sejam capazes de reconhecer, produzir e apreciar diferentes gêneros nas mais diferentes esferas de atividade é uma tarefa que cabe à escola. Sabemos que quanto mais gêneros um indivíduo consegue reconhecer e produzir, maior é o seu nível de letramento (ANDRADE, 2012). A compreensão do indivíduo é o resultado da integração de diferentes habilidades e conhecimentos, tais como conhecimento gramatical, conhecimento de vocabulário e conhecimento de gêneros discursivos (KLEIMAN, 2007). Este trabalho propõe analisar os resumos do livro Lazarillo de Tormes, da Editora Santillana, elaborados por estudantes de língua espanhola de uma instituição pública de ensino e observar o nível de compreensão leitora destes estudantes. Os estudantes, que frequentam uma instituição pública de ensino de línguas da cidade de Recife, tiveram que ler o livro e produzir resumos dos capítulos utilizando, também, imagens para ilustrar a história. A atividade foi desenvolvida de forma individual ou em dupla. O livro foi lido em casa no período de 2 semanas. A atividade deveria ser feita em uma cartolina dobrada ao meio, como se fosse um grande livro. A análise da compreensão leitora dos estudantes baseou-se na observação de alguns critério, como: conhecimento linguístico, léxico adequado, os principais pontos abordados na história e a articulação das ideias com o conhecimento de mundo do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "RESUMO, GÊNEROS DISCURSIVOS, COMPREENSÃO LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID9827_14082016213122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA"
    "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UPE - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21610
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1402
    "inscrito_id" => 9827
    "titulo" => "O GÊNERO RESUMO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA DO ESTUDANTE"
    "resumo" => "Os gêneros são instrumentos que possibilitam a interação humana (DOLZ e SHNEUWLY, 2004). Para nos comunicar linguisticamente recorremos aos gêneros de acordo com a esfera comunicativa a qual estamos inseridos. Por isso, garantir que alunos sejam capazes de reconhecer, produzir e apreciar diferentes gêneros nas mais diferentes esferas de atividade é uma tarefa que cabe à escola. Sabemos que quanto mais gêneros um indivíduo consegue reconhecer e produzir, maior é o seu nível de letramento (ANDRADE, 2012). A compreensão do indivíduo é o resultado da integração de diferentes habilidades e conhecimentos, tais como conhecimento gramatical, conhecimento de vocabulário e conhecimento de gêneros discursivos (KLEIMAN, 2007). Este trabalho propõe analisar os resumos do livro Lazarillo de Tormes, da Editora Santillana, elaborados por estudantes de língua espanhola de uma instituição pública de ensino e observar o nível de compreensão leitora destes estudantes. Os estudantes, que frequentam uma instituição pública de ensino de línguas da cidade de Recife, tiveram que ler o livro e produzir resumos dos capítulos utilizando, também, imagens para ilustrar a história. A atividade foi desenvolvida de forma individual ou em dupla. O livro foi lido em casa no período de 2 semanas. A atividade deveria ser feita em uma cartolina dobrada ao meio, como se fosse um grande livro. A análise da compreensão leitora dos estudantes baseou-se na observação de alguns critério, como: conhecimento linguístico, léxico adequado, os principais pontos abordados na história e a articulação das ideias com o conhecimento de mundo do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "RESUMO, GÊNEROS DISCURSIVOS, COMPREENSÃO LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID9827_14082016213122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA"
    "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UPE - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os gêneros são instrumentos que possibilitam a interação humana (DOLZ e SHNEUWLY, 2004). Para nos comunicar linguisticamente recorremos aos gêneros de acordo com a esfera comunicativa a qual estamos inseridos. Por isso, garantir que alunos sejam capazes de reconhecer, produzir e apreciar diferentes gêneros nas mais diferentes esferas de atividade é uma tarefa que cabe à escola. Sabemos que quanto mais gêneros um indivíduo consegue reconhecer e produzir, maior é o seu nível de letramento (ANDRADE, 2012). A compreensão do indivíduo é o resultado da integração de diferentes habilidades e conhecimentos, tais como conhecimento gramatical, conhecimento de vocabulário e conhecimento de gêneros discursivos (KLEIMAN, 2007). Este trabalho propõe analisar os resumos do livro Lazarillo de Tormes, da Editora Santillana, elaborados por estudantes de língua espanhola de uma instituição pública de ensino e observar o nível de compreensão leitora destes estudantes. Os estudantes, que frequentam uma instituição pública de ensino de línguas da cidade de Recife, tiveram que ler o livro e produzir resumos dos capítulos utilizando, também, imagens para ilustrar a história. A atividade foi desenvolvida de forma individual ou em dupla. O livro foi lido em casa no período de 2 semanas. A atividade deveria ser feita em uma cartolina dobrada ao meio, como se fosse um grande livro. A análise da compreensão leitora dos estudantes baseou-se na observação de alguns critério, como: conhecimento linguístico, léxico adequado, os principais pontos abordados na história e a articulação das ideias com o conhecimento de mundo do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.