Garantida pelo artigo 02 da Lei nº 9.795/99, a Educação Ambiental no Brasil deve ser incorporada de forma articulada em todos os níveis e modalidades de ensino. Essencial à construção do sujeito ecológico, esse processo educacional, quando se faz por meio da conscientização, torna-se o mecanismo mais eficiente na busca pela redução dos impactos ambientais causados pelas ações antrópicas. Desse modo, desperta nos indivíduos o interesse em aderir práticas sustentáveis em seu cotidiano e contribui para a preservação dos recursos naturais. Nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, a Educação Ambiental deve ser inserida em grande parte das disciplinas curriculares de forma planejada e eficiente, auxiliando na formação de profissionais aptos a identificar e solucionar problemáticas envolvendo as questões naturais. Com o intuito de verificar se há mudanças na formação da percepção ambiental por parte dos alunos à medida que progride o curso, o presente trabalho apresenta uma análise da influência da Educação Ambiental na construção do comportamento ecológico dos estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A pesquisa, de caráter comparativo e exploratório, analisou o comportamento ecológico dos discentes de primeiro e nono semestre do curso, através da aplicação de um questionário, o qual constatou-se que há progresso nos níveis de Educação Ambiental dos universitários ao longo da graduação.