Este trabalho tem como objetivo apresentar discussões sobre a história da fundação de uma instituição escolar de cunho militar: o Ginásio Brigadeiro Newton Braga, fundado em 1960, na Cidade do Rio de Janeiro. Essa investigação pertence à pesquisa de Doutorado, na Universidade Católica de Petrópolis. A fundamentação teórica e metodológica se espelha nos trabalhos sobre a história das instituições escolares de Nosella e Buffa (2005), Silva (1969) e Nunes (1985) e no paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os dados foram coletados nos arquivos do Colégio, do III COMAR e através de entrevistas. Envidamos esforços para buscar uma história tecelã recomponha a história de movimentos sociais do período de lutas pela expansão do ensino secundário, destacando o papel da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, contexto histórico em que se circunscreve a fundação do ginásio. Estabelecemos ênfase na relação entre os movimentos nacionais e locais de luta pela expansão da oferta do ensino secundário público e gratuito. É nesse contexto de conflitos e disputas sociais que se configuram ações de grupos como a CNEG, movimento que se caracterizava pela atividade do voluntariado, com objetivo de ampliar a oferta do ensino secundário para atender a população carente nas diferentes localidades brasileiras. Consideramos importante o resgate de movimentos sociais na luta pela expansão do ensino secundário e sua vinculação com a história de uma instituição escolar.