O Estágio configura-se como um momento ímpar para a formação graduando, por possibilitar momentos de pesquisa, reflexão e de relacionar teoria-prática. Este artigo, é resultado da vivência desenvolvida durante o Estágio Supervisionado II nos anos inicias do ensino fundamental, ofertado pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Campus Avançado de Patu- CAP/UERN. Sendo realizado em uma sala de 4° ano da Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, Patu/RN. Discutindo assim, a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental, partindo da necessidade de trabalhar com a prática da leitura através da diversidade textual, para que dessa forma se possa contribuir para a construção de alunos leitores, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, considerando o papel do professor como sujeito principal nessa formação. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, bem como reflexões sobre as práticas realizadas em sala de aula e o aprimoramento das mesmas, analisando as atividades de leitura e de escrita em sala de aula e verificando as dificuldades dos alunos. Se faz necessário que o professor oriente a criança, na organização do pensamento como base para toda e qualquer aprendizagem, pois a leitura é de grande aplicação e valor no processo ensino-aprendizagem e é um importante motivador para formar futuros leitores. Os resultados apontam que o professor deve selecionar textos tendo como objetivo criar situações potencialmente motivadoras, de forma que atendam aos princípios básicos de interesse e aguce no educando o desejo pela leitura, favorecendo assim, um trabalho sistematizado e significativo.