O presente artigo expõe o estudo das situações didáticas, sob a abordagem piagetiana, relacionado aos conteúdos que norteiam o plano cartesiano. Nele são apresentadas novas situações didáticas que contribuem para o aprendizado dos alunos de forma mais prazerosa, conforme o interacionismo de Jean Piaget e Guy Brousseau. Continuando, é relatada a importância do envolvimento lúdico no processo de aprendizagem e há também uma breve definição de sistema de coordenadas, além de mostrar algumas de suas aplicações no cotidiano. O artigo também apresenta resultados obtidos através de uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública da cidade de Santa Cruz (RN), sobre o conhecimento dos principais conteúdos correlacionados ao plano cartesiano, que auxilia os alunos a relacionar elementos geométricos e algébricos presentes em diversos contextos como localização de pontos no plano, distância entre dois pontos, ponto médio, área das figuras planas, equação da reta, entre outros devidamente explicitados no trabalho, por meio de tabela e gráficos.