O presente artigo tem como objetivo estudar as percepções dos alunos dos 6o anos do Ensino Fundamental – anos finais, de uma escola pública estadual do Município de Natal, ao vivenciarem uma experiência em espaço não formal de ensino, através de
uma visita guiada ao Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves. A visita foi dividida em: caminhadas, brincadeiras e contemplação dos recintos, palestra e visita à exposição do parque. Ao analisar os questionamentos da aula respondidos pelos alunos, após a visita e as imagens fotográficas, percebemos que os estudantes tiveram uma sensação de deslumbramento ao se depararem com a diversidade faunística e florística do Parque. A biodiversidade do Parque mostrou aos discentes um elo de pertencimento homem-natureza.
A educação ambiental é uma ferramenta indispensável para que os sujeitos sociais, meninos e meninas, homens e mulheres, exerçam os seus direitos e deveres sociais, culturais e ambientais. Tornando-se cada vez mais comprometidos e engajados na
conservação dos parques ecológicos e responsabilizando-se pelas suas ações do presente e do futuro, as quais despertam o sentimento de compartilhar a vida numa trama que envolve todos os seres vivos de forma afetuosa e solidária.
Espera-se que as práticas propostas neste trabalho venham contribuir com a aprendizagem em educação ambiental e patrimonial, e que cada ser humano venha se adequar ao cenário desse sistema vivo, do qual é coparticipante da evolução do
planeta, priorizando e buscando sempre o equilíbrio, na garantia dos seus valores e conservação do patrimônio natural da Terra.