Este estudo busca analisar a contribuição do texto literário no desenvolvimento da leitura dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, utilizando o trabalho desenvolvido na turma de 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio Construindo Valores, localizado na cidade de Sousa- PB, que buscou inserir o texto literário na alfabetização desses alunos através de atividades lúdicas com mediação do professor.O objetivo deste artigo é investigar a contribuição do texto literário na alfabetização do aluno e sua formação como futuro leitor. Como referencial teórico, utilizamos Cunha (1974), Frantz (2011), que discorrem desde o a papel da literatura na formação sociocultural do indivíduo até a importância da literatura infantil na formação escolar e cultural da criança. Metodologicamente, foi feita uma revisão bibliográfica e a análise da prática desenvolvida na turma acima citada, os resultados foram coletados durante atividades de inserção do texto literário na turma no período de marco a abril de 2016. Foi possível perceber, nos alunos que participaram das atividades lúdicas com o texto literário, um rendimento maior em comparação com os demais alunos que não tiveram acesso a essas atividades.