Este trabalho objetivou divulgar a Astrobiologia enquanto Ciência pioneira na investigação de vida extraterrestre tendo como referência os fatores (bióticos e abióticos) responsáveis para manutenção dos seres vivos no planeta Terra. Com isso, buscamos analisar as concepções que os/as estudantes da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC) têm acerca do significado de “vida extraterrestre”. O trabalho foi realizado, no mês de julho de 2016, em dois momentos: apresentação teórica sobre a temática abordada no estudo e, por conseguinte, dinâmicas de grupo, na perspectiva da aprendizagem colaborativa, exibição de vídeos e apresentação de softwares didáticos (Stellarium e Space Engine) ligados à Astrobiologia. Quanto à natureza do estudo, optamos por desenvolvê-lo na perspectiva da pesquisa qualitativa, tendo em vista ser um método mais adequado para o tratamento dos dados observados. A coleta de dados se deu através do método observacional das respostas dos/as estudantes a questionamentos realizados durante as atividades. Os resultados evidenciam que a maioria dos/as discentes não havia tido contato com essa Ciência ao longo de sua formação escolar; entretanto, obtiveram-se resultados satisfatórios, visto que, durante situações de debate, os/as estudantes mostraram-se envolvidos em participar ativamente, levantando questões e se posicionando de forma relevante nas problematizações apresentadas, demonstrando que os temas estudados por essa ciência provocam o interesse, sendo, portanto, potencialmente significativos para serem abordados em situações didáticas na sala de aula por seu caráter interdisciplinar.
Palavras-chave: Astrobiologia, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Ciência, Vida Extraterrestre