A construção da personalidade e da identidade acontece na adolescência, às influências e experiências que o jovem adquire nesta fase são determinantes na formação da mentalidade e consciência do adulto. A abordagem do tema drogas é um desafio com o público jovem e exige cautela de quem leva a discussão. Este artigo relata a experiência de um Projeto de Extensão acerca da temática “drogas” em consonância com a Política Nacional de Promoção à Saúde, no trabalho de sensibilização com adolescentes (12 a 15 anos), matriculados em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Campina Grande – PB, tendo a participação de graduandos de Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Psicologia. As ações de promoção à saúde e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas são desenvolvidas com o uso de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. As oficinas e atividades desenvolvidas têm utilizado rodas de conversa, dinâmicas, música, teatro, confecção de cartazes e aplicação de questionários que estimulam o diálogo, a reflexão coletiva, reconhecimento do contexto e a postura crítica-reflexiva do adolescente. Verifica-se uma preocupação crescente com a modificação da formação dos profissionais de saúde, enfatiza-se, a necessidade de um profissional apto a atuar e a contribuir com a sociedade de uma forma mais dinâmica e se adequando ao contexto da população envolvida, ressaltando o significado do planejamento, além de possibilitar a construção de mudanças sociais e métodos interativos que promovam a saúde a fim de despertar no adolescente uma consciência ao uso indiscriminado de drogas.