Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Inclusiva
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17586
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente artigo de conclusão de especialização intitulado “Formação de professores no ensino superior: Diálogos para uma prática inclusiva”, aborda a temática da formação docente para o trabalho com a educação especial, possui como público-alvo alunos do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM, uma vez que durante o processo de formação teórica lidam com disciplinas voltadas para a educação inclusiva, e no sentido de melhor compreender como funciona esse processo aliado à prática, este estudo tem como objetivo: Analisar como a universidade pública tem conduzido o processo de formação inicial dos docentes numa perspectiva inclusiva. Para que se tornasse possível a referida análise, utilizou-se da observação-participante e a aplicação de questionários com perguntas abertas, oferecendo aos sujeitos de pesquisa expor com autonomia sobre o tema em estudo. Diante do exposto, entende-se que a universidade tem um papel relevante na formação dos profissionais para uma prática inclusiva, no entanto, tem-se percebido que ainda existem lacunas que merecem ser discutidas para a melhoria do processo de formação docente no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID901_22102015203801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENYO BRELAZ MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KENYO"
    "autor_email" => "kenlucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACIBRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17586
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente artigo de conclusão de especialização intitulado “Formação de professores no ensino superior: Diálogos para uma prática inclusiva”, aborda a temática da formação docente para o trabalho com a educação especial, possui como público-alvo alunos do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM, uma vez que durante o processo de formação teórica lidam com disciplinas voltadas para a educação inclusiva, e no sentido de melhor compreender como funciona esse processo aliado à prática, este estudo tem como objetivo: Analisar como a universidade pública tem conduzido o processo de formação inicial dos docentes numa perspectiva inclusiva. Para que se tornasse possível a referida análise, utilizou-se da observação-participante e a aplicação de questionários com perguntas abertas, oferecendo aos sujeitos de pesquisa expor com autonomia sobre o tema em estudo. Diante do exposto, entende-se que a universidade tem um papel relevante na formação dos profissionais para uma prática inclusiva, no entanto, tem-se percebido que ainda existem lacunas que merecem ser discutidas para a melhoria do processo de formação docente no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID901_22102015203801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENYO BRELAZ MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KENYO"
    "autor_email" => "kenlucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACIBRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente artigo de conclusão de especialização intitulado “Formação de professores no ensino superior: Diálogos para uma prática inclusiva”, aborda a temática da formação docente para o trabalho com a educação especial, possui como público-alvo alunos do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM, uma vez que durante o processo de formação teórica lidam com disciplinas voltadas para a educação inclusiva, e no sentido de melhor compreender como funciona esse processo aliado à prática, este estudo tem como objetivo: Analisar como a universidade pública tem conduzido o processo de formação inicial dos docentes numa perspectiva inclusiva. Para que se tornasse possível a referida análise, utilizou-se da observação-participante e a aplicação de questionários com perguntas abertas, oferecendo aos sujeitos de pesquisa expor com autonomia sobre o tema em estudo. Diante do exposto, entende-se que a universidade tem um papel relevante na formação dos profissionais para uma prática inclusiva, no entanto, tem-se percebido que ainda existem lacunas que merecem ser discutidas para a melhoria do processo de formação docente no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.