O presente artigo de conclusão de especialização intitulado “Formação de professores no ensino superior: Diálogos para uma prática inclusiva”, aborda a temática da formação docente para o trabalho com a educação especial, possui como público-alvo alunos do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM, uma vez que durante o processo de formação teórica lidam com disciplinas voltadas para a educação inclusiva, e no sentido de melhor compreender como funciona esse processo aliado à prática, este estudo tem como objetivo: Analisar como a universidade pública tem conduzido o processo de formação inicial dos docentes numa perspectiva inclusiva. Para que se tornasse possível a referida análise, utilizou-se da observação-participante e a aplicação de questionários com perguntas abertas, oferecendo aos sujeitos de pesquisa expor com autonomia sobre o tema em estudo. Diante do exposto, entende-se que a universidade tem um papel relevante na formação dos profissionais para uma prática inclusiva, no entanto, tem-se percebido que ainda existem lacunas que merecem ser discutidas para a melhoria do processo de formação docente no ensino superior.