O presente artigo tem por finalidade socializar e discutir sobre a temática “Desafios da prática pedagógica da educação infantil”, que se encontra em andamento no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, norteado pela disciplina Práticas Pedagógicas Programadas III – PPP. A pesquisa surge com um intuito de discutir sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação as suas práticas na educação infantil, realizada na Escola Infantil Aldeniza Nunes de Carvalho Oliveira, município de Antônio Martins-RN, com duas professoras da referida Instituição de Ensino. A pesquisa se deu através de uma entrevista formal sobre os desafios e prática do educador na Educação Infantil. O cenário desta pesquisa encontra-se em construção, haja vista com as mudanças continuas no desenvolvimento da criança e a diversidade social no contexto diário. Partindo deste pressuposto a pesquisa se embasa em fontes teóricas que irão aprofundar o discurso e analise. Para se ter uma educação de qualidade que está presente desde a formação do docente, voltando-se também a prática social, na qual cada um possa desenvolver a sua prática contínua. Para tal, é importante especificar a qualidade, a estrutura, e o funcionamento da escola, bem como, a formação continuada dos professores, suas práticas e o principal de tudo o convívio social entre comunidade escolar e pais.