O presente trabalho objetiva analisar as concepções de docentes de uma Escola da rede pública na cidade de São Bento – PB, sobre Educação Inclusiva em consonância com os Direitos Humanos, numa perspectiva de formação pedagógica para atuação efetiva da Educação Especial, bem como evidenciar a importância da inclusão escolar e execução nas ações que decidem o desenvolvimento das práticas docentes nesse cenário. Compreendendo o processo educativo inclusivo como algo complexo, tornam-se necessário a realização constantes reflexões, a fim de garantir profissionais mais críticos e capazes de atuar tanto no aspecto individual, quanto coletivamente, superando todas as dificuldades e concebendo aos sujeitos o exercício pleno da cidadania. Utilizamos a pesquisa bibliográfica que faz uso, exclusivamente, da coleta de informações, conceitos e dados em livros, revistas, artigos científicos, publicações eletrônicas e outros documentos. Observamos o atendimento educacional especializado presente na proposta de educação inclusiva, que auxiliou o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, oportunizando ao aluno sua aceitação, fazendo-se parte do contexto, participando de todos os momentos oferecidos nas aulas. Com relação aos materiais didáticos oferecidos em sala de aula, como livros didáticos, é necessário que o aluno com necessidade especial, também receba e tenha os seus, mesmo que este não saiba ou consiga realizar leitura e/ou escrita de forma convencional. Portanto, foi possível oportunizar, a formação pedagógica harmonizando os direitos humanos, em consonância com os valores que lhe são intrínsecos e desde uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, um passo a mais na construção de uma cultura voltada à dimensão dos direitos humanos.