Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade de produção escrita sob a perspectiva interacionista e linguística da linguagem, bem como relatar experiências vivenciadas através da realização da oficina intitulada “De opinião em opinião nos tornamos mais cidadãos” nas aulas de Língua Portuguesa, pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), Língua portuguesa (UERN), na turma do 8º período, da Educação Jovens e Adultos (EJA), na escola Estadual “4 de Setembro”, localizada na cidade de Pau dos Ferros. Utilizou-se como suporte o gênero artigo de opinião, mostrando para o aluno a real função e o sentido que esta prática representa na sua formação escolar e social. Desenvolveram-se em sala diversas atividades, dentre elas, leituras de artigos diversos, rodas de leituras, apresentação de teorias, mesas redondas com especialistas para discussão de temas polêmicos. Como principais aportes teóricos, pautou-se nas discussões de Antunes (2003), nos Parâmetros curriculares Nacionais (1997), Abreu (2006), Koch e Elias (2009). Percebeu-se que este trabalho contribuiu de forma significativa na ampliação do conhecimento do aluno, no desenvolvimento de sua capacidade escrita e oral, como também que os discentes conseguiram estabelecer uma relação de interação mútua com o texto, o professor mediador e o meio em que está inserido, tanto o escolar como o social.