O presente estudo tem como objeto de pesquisa as crianças, como atores sociais e competentes produtores de cultura, e a infância como categoria estrutural do tipo geracional, desvelando assim, a importância deste processo. Para tanto, será realizada uma pesquisa participante em uma escola de educação infantil, junto a crianças de 5 anos e um professor. Apropriaremos-nos de observações participantes, registros de campo, gravações em áudios e fotografias nos espaços de relações com seus pares e com os adultos, na quais as interações e as vozes das crianças serão ouvidas no espaço da escola, no caminho do Bosque da Ciência, no bosque propriamente dito e no retorno à escola. A presente pesquisa tem o aporte da Sociologia da Infância, e buscou diversos autores, como Sarmento (2005), Alderson (2005), Qvortrup (2010), Corsaro (2011), Ferreira e Melo (2012) para se discutir e embasá-la. Trata-se de uma metodologia em desenvolvimento constituída inicialmente pela pesquisa bibliográfica. O objetivo deste trabalho é investigar as interações das crianças a partir da escola e das visitas no Bosque da Ciência enquanto possibilidade de aprender ciências.