Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS ABORDADOS NA COLEÇÃO PROJETO MULTIDISCIPLINAR BURITI DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de língua portuguesa

Resumo

Este trabalho apresenta análise e quantificação dos Gêneros Textuais apresentados nos livros didáticos do Projeto Buriti Campo, dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). A partir da compreensão de que o livro didático é um dos principais recursos de apoio utilizado nas salas de aula e a partir do pressuposto de que os livros didáticos produzidos para o campo devem articular-se e fazer reflexões acerca dos princípios da educação do campo, pretendemos quantificar e analisar como são trabalhados os Gêneros Textuais nesses livros. Esta pesquisa surgiu a partir de questionamentos levantados por integrantes de um grupo de estudo LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas - da Universidade Federal de Pernambuco/ CAA, onde despertou-se a curiosidade para analisar a fundo os gêneros textuais que são abordados nos exemplares de Língua Portuguesa adotados em coleções da Educação do Campo. Como aportes teóricos, nos respaldamos em diretrizes educacionais como os PCN’s de Língua Portuguesa, o PNLD CAMPO e a LDB. Para discussão dos gêneros textuais orais e escritos, nos respaldamos em Marcuschi (2008). A abordagem metodológica tem por base a pesquisa quali/quanti e análise documental (PCN’s, PNLD CAMPO, LDB) para categorizar os tipos de gêneros textuais oral/escrito contidos na Coleção Buriti, fazendo a correlação entre o que os marcos normativos especificam para a Educação Básica e as especificidades da Educação do Campo.

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