Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

COMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA

Palavra-chaves: CIRCUNFERÊNCIA, ENSINO MÉDIO, SITUAÇÕES ADIDÁTICAS Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1352
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 180
    "titulo" => "COMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA"
    "resumo" => "Na presente comunicação apresentamos um recorte de uma pesquisa finalizada de mestrado, de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a composição de paródias musicais para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos do último ano do Ensino Médio. Para isso, realizamos um estudo de caso com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi discutida à luz da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Resultados da pesquisa revelaram que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição do conteúdo e mostraram indícios de que a composição de paródia musical atribui melhoras na aprendizagem do conteúdo circunferência"
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "CIRCUNFERÊNCIA, ENSINO MÉDIO, SITUAÇÕES ADIDÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_180.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDIR DE SOUSA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "VALDIR S. CAVALCANTI"
    "autor_email" => "valdirsc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1352
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 180
    "titulo" => "COMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO SOBRE CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA"
    "resumo" => "Na presente comunicação apresentamos um recorte de uma pesquisa finalizada de mestrado, de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a composição de paródias musicais para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos do último ano do Ensino Médio. Para isso, realizamos um estudo de caso com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi discutida à luz da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Resultados da pesquisa revelaram que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição do conteúdo e mostraram indícios de que a composição de paródia musical atribui melhoras na aprendizagem do conteúdo circunferência"
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "CIRCUNFERÊNCIA, ENSINO MÉDIO, SITUAÇÕES ADIDÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_180.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDIR DE SOUSA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "VALDIR S. CAVALCANTI"
    "autor_email" => "valdirsc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Na presente comunicação apresentamos um recorte de uma pesquisa finalizada de mestrado, de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a composição de paródias musicais para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos do último ano do Ensino Médio. Para isso, realizamos um estudo de caso com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi discutida à luz da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Resultados da pesquisa revelaram que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição do conteúdo e mostraram indícios de que a composição de paródia musical atribui melhoras na aprendizagem do conteúdo circunferência

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.