CORRIDA NUMÉRICA: TRABALHANDO A ESCRITA E REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA ATRAVÉS DO JOGO EDUCATIVO
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1170 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "CORRIDA NUMÉRICA: TRABALHANDO A ESCRITA E REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA ATRAVÉS DO JOGO EDUCATIVO" "resumo" => "O objetivo desse trabalho fundamenta-se no entendimento da escrita e dos processos de representação numérica utilizados pelas crianças durante a aprendizagem da matemática. A proposta de estudo buscou entender como os alunos do Ensino Fundamental interpretam situações que envolvem a escrita numérica e quais representações são mais favoráveis para a aprendizagem. Durante a realização de atividades no componente curricular “Jogos e a construção do conhecimento matemático” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi elaborado o jogo “Corrida numérica”, que explora a linguagem oral, registros informais e processos de representação matemática. A partir de uma investigação do material, notou-se que o jogo permitiu aos alunos levantar hipóteses com base na observação das regularidades que aconteciam nas etapas de utilização do material. As atividades fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o ensino de Matemática (BRASIL, 1997). O jogo é constituído de 80 cartas correspondentes entre si (Grupo 1: 40 cartas com escrita numérica envolvendo unidades, dezenas, centenas e milhares; Grupo 2: 40 cartas com representação numérica envolvendo unidades, dezenas, centenas e milhares) e um tabuleiro com uma representação de uma trilha numérica, estilo corrida. A aplicação da atividade foi realizada em uma turma do 3° ano do 1°ciclo do Ensino Fundamental em que participaram 25 alunos da Escola Municipal da Guabiraba, unidade escolar que compõe o quadro de escolas públicas da cidade do Recife - PE. Através do uso do jogo, foi observado que os alunos mostraram motivados para utilizar o jogo, realizar atividades de cálculo, participar de discussões envolvendo os tópicos abordados, tecendo comentários e sendo críticos em relação ao conteúdo abordado. Os resultados indicam que foi possível superar os limites e as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação à escrita e representação numérica. O uso do jogo permitiu explorar de modo mais atraente situações de ensino em que os alunos apresentam dificuldades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "CORRIDA NUMÉRICA, ESCRITA E REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA, ENSINO DE MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CHRISTINA SOARES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA GUEDES" "autor_email" => "carlachristinas@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1170 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "CORRIDA NUMÉRICA: TRABALHANDO A ESCRITA E REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA ATRAVÉS DO JOGO EDUCATIVO" "resumo" => "O objetivo desse trabalho fundamenta-se no entendimento da escrita e dos processos de representação numérica utilizados pelas crianças durante a aprendizagem da matemática. A proposta de estudo buscou entender como os alunos do Ensino Fundamental interpretam situações que envolvem a escrita numérica e quais representações são mais favoráveis para a aprendizagem. Durante a realização de atividades no componente curricular “Jogos e a construção do conhecimento matemático” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi elaborado o jogo “Corrida numérica”, que explora a linguagem oral, registros informais e processos de representação matemática. A partir de uma investigação do material, notou-se que o jogo permitiu aos alunos levantar hipóteses com base na observação das regularidades que aconteciam nas etapas de utilização do material. As atividades fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o ensino de Matemática (BRASIL, 1997). O jogo é constituído de 80 cartas correspondentes entre si (Grupo 1: 40 cartas com escrita numérica envolvendo unidades, dezenas, centenas e milhares; Grupo 2: 40 cartas com representação numérica envolvendo unidades, dezenas, centenas e milhares) e um tabuleiro com uma representação de uma trilha numérica, estilo corrida. A aplicação da atividade foi realizada em uma turma do 3° ano do 1°ciclo do Ensino Fundamental em que participaram 25 alunos da Escola Municipal da Guabiraba, unidade escolar que compõe o quadro de escolas públicas da cidade do Recife - PE. Através do uso do jogo, foi observado que os alunos mostraram motivados para utilizar o jogo, realizar atividades de cálculo, participar de discussões envolvendo os tópicos abordados, tecendo comentários e sendo críticos em relação ao conteúdo abordado. Os resultados indicam que foi possível superar os limites e as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação à escrita e representação numérica. O uso do jogo permitiu explorar de modo mais atraente situações de ensino em que os alunos apresentam dificuldades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "CORRIDA NUMÉRICA, ESCRITA E REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA, ENSINO DE MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CHRISTINA SOARES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA GUEDES" "autor_email" => "carlachristinas@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }