Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

SIMETRIA, ISOMETRIA E ARQUITETURA: UMA COMBINAÇÃO QUE DEU CERTO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOMETRIA, SIMETRIA E ISOMETRIA, ARQUITETURA E MATEMÁTICA. Pôster (PO) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1219
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "SIMETRIA, ISOMETRIA E ARQUITETURA: UMA COMBINAÇÃO QUE DEU CERTO"
    "resumo" => "Neste Pôster, o objetivo é mostrar evidências de uma pesquisa desenvolvida e apresentada em forma de Trabalho de Conclusão de Curso, cujos sujeitos de pesquisa foram alunos voluntários do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Na experiência exploramos os conceitos de transformação no plano, trabalhados a partir de modelos da arquitetura histórica local presentes nas fachadas das casas tombadas pelo patrimônio histórico do Município de Monteiro - PB, que se destaca por sua estética predominantemente geométrica. Os resultados foram visivelmente favoráveis, pois os envolvidos retrataram a partir de atividades, relatos e entrevista o quanto esse trabalho lhes proporcionou uma visão matemática diferenciada. Utilizamos como principais fundamentos teóricos os trabalhos de Rêgo et al (2006) que trata do conceito de simetria, artigo de Crowley (1994) sobre o modelo Van Hiele. Além disto, utilizamos como material de apoio para a construção dos conceitos, atividades propostas pelo Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presentes na publicação de Nasser e Sant´Anna (2010), que utiliza também como estratégia o modelo Van Hiele. A pesquisa mostrou dentre outros aspectos que as atividades mediadas por modelos reais contribuem para aprendizagem dos conceitos geométricos e implicam em mudança no nível de abstração."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, SIMETRIA E ISOMETRIA, ARQUITETURA E MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA GOMES MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA MEIRA"
    "autor_email" => "gilmarameira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1219
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "SIMETRIA, ISOMETRIA E ARQUITETURA: UMA COMBINAÇÃO QUE DEU CERTO"
    "resumo" => "Neste Pôster, o objetivo é mostrar evidências de uma pesquisa desenvolvida e apresentada em forma de Trabalho de Conclusão de Curso, cujos sujeitos de pesquisa foram alunos voluntários do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Na experiência exploramos os conceitos de transformação no plano, trabalhados a partir de modelos da arquitetura histórica local presentes nas fachadas das casas tombadas pelo patrimônio histórico do Município de Monteiro - PB, que se destaca por sua estética predominantemente geométrica. Os resultados foram visivelmente favoráveis, pois os envolvidos retrataram a partir de atividades, relatos e entrevista o quanto esse trabalho lhes proporcionou uma visão matemática diferenciada. Utilizamos como principais fundamentos teóricos os trabalhos de Rêgo et al (2006) que trata do conceito de simetria, artigo de Crowley (1994) sobre o modelo Van Hiele. Além disto, utilizamos como material de apoio para a construção dos conceitos, atividades propostas pelo Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presentes na publicação de Nasser e Sant´Anna (2010), que utiliza também como estratégia o modelo Van Hiele. A pesquisa mostrou dentre outros aspectos que as atividades mediadas por modelos reais contribuem para aprendizagem dos conceitos geométricos e implicam em mudança no nível de abstração."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, SIMETRIA E ISOMETRIA, ARQUITETURA E MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA GOMES MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA MEIRA"
    "autor_email" => "gilmarameira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Neste Pôster, o objetivo é mostrar evidências de uma pesquisa desenvolvida e apresentada em forma de Trabalho de Conclusão de Curso, cujos sujeitos de pesquisa foram alunos voluntários do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Na experiência exploramos os conceitos de transformação no plano, trabalhados a partir de modelos da arquitetura histórica local presentes nas fachadas das casas tombadas pelo patrimônio histórico do Município de Monteiro - PB, que se destaca por sua estética predominantemente geométrica. Os resultados foram visivelmente favoráveis, pois os envolvidos retrataram a partir de atividades, relatos e entrevista o quanto esse trabalho lhes proporcionou uma visão matemática diferenciada. Utilizamos como principais fundamentos teóricos os trabalhos de Rêgo et al (2006) que trata do conceito de simetria, artigo de Crowley (1994) sobre o modelo Van Hiele. Além disto, utilizamos como material de apoio para a construção dos conceitos, atividades propostas pelo Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presentes na publicação de Nasser e Sant´Anna (2010), que utiliza também como estratégia o modelo Van Hiele. A pesquisa mostrou dentre outros aspectos que as atividades mediadas por modelos reais contribuem para aprendizagem dos conceitos geométricos e implicam em mudança no nível de abstração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.