Essa pesquisa tem como objetivo analisar as dissertações na área de Educação Matemática do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba quanto aos tópicos abordados e metodologias utilizadas. Essa idéia surgiu a partir da participação de um projeto do Observatório da Educação com o título “Pesquisa e Formação em Ensino de Ciências e Matemática: um recorte da produção acadêmica no Nordeste e panorama de ação formativa na educação básica” cujo objetivo é realizar estudos de descrição, análise e avaliação da produção acadêmica no Nordeste. Foram analisadas duas dissertações da turma de 2009: COSTA que discute os novos papéis do professor, no sentido de que aprender a lidar com equipamentos e programas não é mais suficiente, é necessário investigar e explorar formas diferentes de usufruir do potencial da tecnologia e BARBOSA que traz uma análise de livros didáticos sobre equação do primeiro grau. Os resultados obtidos poderão dar suporte aos professores de Matemática atuantes em sala de aula que buscam sempre novas metodologias para uma melhor relação ensino-aprendizagem.