Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O CÁLCULO MENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO

Palavra-chaves: CÁLCULO MENTAL, JOGO DE DOMINÓ, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Comunicação Científica (CC) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1198
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "O CÁLCULO MENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO"
    "resumo" => "Este artigo discute aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, intervir e analisar a construção e resgatar conceitos matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a habilidade Cálculo Mental. Foram utilizados o Calendário e o Jogo de Dominó com as Quatro Operações, subsidiados pelas atividades da proposta didática. Um estudo de caso foi realizado em uma escola primária da rede pública de Campina Grande, Paraíba, com 25 alunos, do 5º ano, entre 10 e 11 anos de idade. A coleta de dados se deu em Cinco Momentos, sendo o ambiente de pesquisa a sala de aula. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram dos Momentos. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise. A pesquisa revelou que o Cálculo Mental, atrelado às atividades desenvolvidas, contribuiu para que os alunos fossem conduzidos gradativamente a construírem e resgatarem conceitos matemáticos inerentes às Operações Matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL, JOGO DE DOMINÓ, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1198
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "O CÁLCULO MENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO"
    "resumo" => "Este artigo discute aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, intervir e analisar a construção e resgatar conceitos matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a habilidade Cálculo Mental. Foram utilizados o Calendário e o Jogo de Dominó com as Quatro Operações, subsidiados pelas atividades da proposta didática. Um estudo de caso foi realizado em uma escola primária da rede pública de Campina Grande, Paraíba, com 25 alunos, do 5º ano, entre 10 e 11 anos de idade. A coleta de dados se deu em Cinco Momentos, sendo o ambiente de pesquisa a sala de aula. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram dos Momentos. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise. A pesquisa revelou que o Cálculo Mental, atrelado às atividades desenvolvidas, contribuiu para que os alunos fossem conduzidos gradativamente a construírem e resgatarem conceitos matemáticos inerentes às Operações Matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL, JOGO DE DOMINÓ, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este artigo discute aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, intervir e analisar a construção e resgatar conceitos matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a habilidade Cálculo Mental. Foram utilizados o Calendário e o Jogo de Dominó com as Quatro Operações, subsidiados pelas atividades da proposta didática. Um estudo de caso foi realizado em uma escola primária da rede pública de Campina Grande, Paraíba, com 25 alunos, do 5º ano, entre 10 e 11 anos de idade. A coleta de dados se deu em Cinco Momentos, sendo o ambiente de pesquisa a sala de aula. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram dos Momentos. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise. A pesquisa revelou que o Cálculo Mental, atrelado às atividades desenvolvidas, contribuiu para que os alunos fossem conduzidos gradativamente a construírem e resgatarem conceitos matemáticos inerentes às Operações Matemáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.