Alunos com necessidades educativas especiais necessitam vivenciar processos de ensino e aprendizagem diferenciados. Em geral, são crianças e jovens não considerados em sua diversidade e, por isso, ficam sujeitos às práticas pedagógicas que desvalorizam suas reais potencialidades. A Informática na Educação Especial favorece trabalhar na perspectiva do pensar e repensar a prática educativa, de modo a torná-la eficaz no possibilitar a aprendizagem, promovendo uma ruptura de algumas práticas que concebem alunos como iguais e não como sujeitos socioculturais, com experiências e necessidades diversas. Este trabalho teve como princípio básico a utilização do jogo Os números das Mimocas na formação de competências pré-numéricas e numéricas em práticas educativas de crianças com necessidades especiais, por acreditar que o ensino da Matemática, no ambiente digital, é condição preponderante para vivermos adequadamente na sociedade do século XXI. A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e a Escola Superior de Gestão de Santarém (ESGS), desenvolveram, com o apoio do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, o aplicativo, o qual alia a educação e o entretenimento, aumenta a motivação para a aprendizagem e é adequado a atividades de grupo em que participem crianças com patologia do desenvolvimento e crianças. Os números das Mimocas permite o desenvolvimento de competêcias matemáticas como vocabulário matemático, categorização, padrões, contagem sequencial, prinicipios matemáticos (cardinal, ordém estável, irrelevância de ordem, abstração, correspondência termo a termo), ordinalidade, contagem progressiva e regressiva, reconhecimento rápido de quantidade e número, adições e subtrações simples, permitindo ao professor uma avaliação formativa, propiciando uma maior participação através do entusiasmo e do tempo de atenção. Neste Pôster refletimos sobre as potencialidades e limitações do jogo das Mimocas na aprendizagem de conceitos matemáticos de crianças com necessidades educativas especiais na área mental.