Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

BADMINTON NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFMA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104812
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2477
    "inscrito_id" => 2360
    "titulo" => "BADMINTON NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFMA"
    "resumo" => "O Badminton é um esporte de raquete com regras que o atribuem características singulares, permitindo ao sujeito que o pratica o desenvolvimento de diversas habilidades de cunho motor, afetivo e psicológico. No ensino do conteúdo há poucos estudos que empregam embasamento teórico e sistematização estrutural para a aplicação prática de métodos contemporâneos. Com base no exposto, este trabalho se justifica de modo a compartilhar uma experiência que pode ser utilizada como exemplo exitoso no âmbito escolar, contribuindo na difusão e ensino do badminton nas aulas de Educação Física. Este trabalho relata a experiência na etapa de vivência prática do conteúdo badminton em uma escola do município de São Luís, Maranhão. A atividade contou com 5 residentes, 53 alunos matriculados e a preceptora e ocorreu de forma presencial, sendo realizada no pátio da escola e com sequência metodológica em 3 etapas: 1) Histórico do badminton; 2) Compreensão e vivência prática dos fundamentos técnicos; 3) Experimentação do jogo. A partir da experiência desenvolvida, é possível afirmar que o conteúdo badminton desdobrou-se de maneira positiva pois excedeu o campo técnico, perpassando por uma abordagem que compreendia outras dimensões do esporte, como a discussão sobre o seu acesso e praticantes. Por fim, reitera-se que as oportunidades geradas para os residentes e preceptora do PRP, convergem numa intervenção efetiva e crítica por conta do diálogo de conhecimentos e experiências do âmbito acadêmico (por parte dos residentes) e de vivência prática (experiência da preceptora), beneficiando não apenas estes, mas principalmente os estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2360_TB2477_19112023192424.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA DOS SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA MARTINS"
    "autor_email" => "naiaramartins002@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104812
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2477
    "inscrito_id" => 2360
    "titulo" => "BADMINTON NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFMA"
    "resumo" => "O Badminton é um esporte de raquete com regras que o atribuem características singulares, permitindo ao sujeito que o pratica o desenvolvimento de diversas habilidades de cunho motor, afetivo e psicológico. No ensino do conteúdo há poucos estudos que empregam embasamento teórico e sistematização estrutural para a aplicação prática de métodos contemporâneos. Com base no exposto, este trabalho se justifica de modo a compartilhar uma experiência que pode ser utilizada como exemplo exitoso no âmbito escolar, contribuindo na difusão e ensino do badminton nas aulas de Educação Física. Este trabalho relata a experiência na etapa de vivência prática do conteúdo badminton em uma escola do município de São Luís, Maranhão. A atividade contou com 5 residentes, 53 alunos matriculados e a preceptora e ocorreu de forma presencial, sendo realizada no pátio da escola e com sequência metodológica em 3 etapas: 1) Histórico do badminton; 2) Compreensão e vivência prática dos fundamentos técnicos; 3) Experimentação do jogo. A partir da experiência desenvolvida, é possível afirmar que o conteúdo badminton desdobrou-se de maneira positiva pois excedeu o campo técnico, perpassando por uma abordagem que compreendia outras dimensões do esporte, como a discussão sobre o seu acesso e praticantes. Por fim, reitera-se que as oportunidades geradas para os residentes e preceptora do PRP, convergem numa intervenção efetiva e crítica por conta do diálogo de conhecimentos e experiências do âmbito acadêmico (por parte dos residentes) e de vivência prática (experiência da preceptora), beneficiando não apenas estes, mas principalmente os estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2360_TB2477_19112023192424.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA DOS SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA MARTINS"
    "autor_email" => "naiaramartins002@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Badminton é um esporte de raquete com regras que o atribuem características singulares, permitindo ao sujeito que o pratica o desenvolvimento de diversas habilidades de cunho motor, afetivo e psicológico. No ensino do conteúdo há poucos estudos que empregam embasamento teórico e sistematização estrutural para a aplicação prática de métodos contemporâneos. Com base no exposto, este trabalho se justifica de modo a compartilhar uma experiência que pode ser utilizada como exemplo exitoso no âmbito escolar, contribuindo na difusão e ensino do badminton nas aulas de Educação Física. Este trabalho relata a experiência na etapa de vivência prática do conteúdo badminton em uma escola do município de São Luís, Maranhão. A atividade contou com 5 residentes, 53 alunos matriculados e a preceptora e ocorreu de forma presencial, sendo realizada no pátio da escola e com sequência metodológica em 3 etapas: 1) Histórico do badminton; 2) Compreensão e vivência prática dos fundamentos técnicos; 3) Experimentação do jogo. A partir da experiência desenvolvida, é possível afirmar que o conteúdo badminton desdobrou-se de maneira positiva pois excedeu o campo técnico, perpassando por uma abordagem que compreendia outras dimensões do esporte, como a discussão sobre o seu acesso e praticantes. Por fim, reitera-se que as oportunidades geradas para os residentes e preceptora do PRP, convergem numa intervenção efetiva e crítica por conta do diálogo de conhecimentos e experiências do âmbito acadêmico (por parte dos residentes) e de vivência prática (experiência da preceptora), beneficiando não apenas estes, mas principalmente os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.