Esse relato de experiência visou avaliar o uso de material reciclado para a construção de recursos didáticos lúdico por professores da rede pública de ensino básico do município de Nova Olinda do Norte/AM. A pesquisa, conduzida no primeiro semestre de 2023, fundamentou-se na realização de entrevistas com quatro professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas do município de Nova Olinda do Norte/AM. Para tanto, utilizou-se um questionário que versavam sobre: (1) Você já desenvolveu ou soube de algum professor que desenvolveu na sua escola atividades didáticas com material reciclado? (2) Você acredita que é possível o professor construir recursos didáticos com material reciclado ou isto está fora de cogitação na sua escola e na sua realidade? (3) O que você sugere para incentivar os professores do ensino fundamental a se voltarem para as práticas com a temática meio ambiente? (4) É comum presenciar projetos de extensão na sua escola voltados para os cuidados com o meio ambiente? (5) Dê exemplos de materiais didáticos construídos com produtos reciclados na sua escola. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a possibilidade de empregar materiais reutilizáveis na construção de recursos didáticos lúdicos. Para mitigar a escassez de recursos didático-pedagógicos, sem comprometer a qualidade do ensino, os docentes relataram a possibilidade de desenvolver materiais didáticos a partir de itens reciclados, como garrafas pets, tampinhas de garrafas e papelão. No entanto, essa prática esbarra na falta de tempo para dedicar-se ao planejamento, desenvolvimento e implementação dessa rotina na prática docente.