Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

“POD OUVIR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104659
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2299
    "inscrito_id" => 9040
    "titulo" => "“POD OUVIR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Nos dois primeiros decênios do século XXI, houve uma expressiva mudança na forma com que se produz conteúdo na Web, afetando, inclusive o ensino escolar. Em meio a essas transformações, presenciou-se o desenvolvimento e popularização de comunidades de compartilhamento digital de informações e saberes, o que possibilitou que os conteúdos produzidos por essas redes digitais pudessem ser acessíveis à comunidade em geral. Entre as linguagens digitais produzidas, destacam-se os podcasts - arquivos em áudio distribuídos pela Web, que tiveram seu surgimento e popularização nos últimos anos. Ao reconhecer o potencial desse recurso como ferramenta de ensino voltada para educação básica, o presente relato de experiência discute a sua contribuição para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, através das novas tecnologias de informação que podem ser acionadas, mais especificamente do podcast e relato de caso sobre o uso dessa linguagem para a educação histórica, oferecido a estudantes da Educação Básica, por meio da sua construção e distribuição, utilizado por professores e bolsistas do PIBID, em escolas públicas da Educação Básica, na cidade de Teresina-PI. Para tanto, partimos do pressuposto didático de que o conhecimento histórico pode ser produzido para além dos espaços acadêmicos, o que possibilita discutir como os professores de história podem lidar com as novas mídias no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência metodológica de ensino, é possível reconhecer três repercussões centrais no processo de ensino de História: a formação inicial de professores, notadamente os bolsistas do PIBID, que desenvolveram as habilidades de construção e distribuição da mídia podcast; a diversificação das formas de aprendizagem entre os estudantes das escolas públicas que acessaram os conteúdos estudados em sala de aula por novas formas de exposição/discussão; e a identificação do potencial dessa linguagem como recurso metodológico eficiente para ensinar História."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9040_TB2299_07102023091804.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO DE SOUSA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "casadapolvora@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104659
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2299
    "inscrito_id" => 9040
    "titulo" => "“POD OUVIR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Nos dois primeiros decênios do século XXI, houve uma expressiva mudança na forma com que se produz conteúdo na Web, afetando, inclusive o ensino escolar. Em meio a essas transformações, presenciou-se o desenvolvimento e popularização de comunidades de compartilhamento digital de informações e saberes, o que possibilitou que os conteúdos produzidos por essas redes digitais pudessem ser acessíveis à comunidade em geral. Entre as linguagens digitais produzidas, destacam-se os podcasts - arquivos em áudio distribuídos pela Web, que tiveram seu surgimento e popularização nos últimos anos. Ao reconhecer o potencial desse recurso como ferramenta de ensino voltada para educação básica, o presente relato de experiência discute a sua contribuição para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, através das novas tecnologias de informação que podem ser acionadas, mais especificamente do podcast e relato de caso sobre o uso dessa linguagem para a educação histórica, oferecido a estudantes da Educação Básica, por meio da sua construção e distribuição, utilizado por professores e bolsistas do PIBID, em escolas públicas da Educação Básica, na cidade de Teresina-PI. Para tanto, partimos do pressuposto didático de que o conhecimento histórico pode ser produzido para além dos espaços acadêmicos, o que possibilita discutir como os professores de história podem lidar com as novas mídias no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência metodológica de ensino, é possível reconhecer três repercussões centrais no processo de ensino de História: a formação inicial de professores, notadamente os bolsistas do PIBID, que desenvolveram as habilidades de construção e distribuição da mídia podcast; a diversificação das formas de aprendizagem entre os estudantes das escolas públicas que acessaram os conteúdos estudados em sala de aula por novas formas de exposição/discussão; e a identificação do potencial dessa linguagem como recurso metodológico eficiente para ensinar História."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9040_TB2299_07102023091804.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO DE SOUSA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "casadapolvora@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Nos dois primeiros decênios do século XXI, houve uma expressiva mudança na forma com que se produz conteúdo na Web, afetando, inclusive o ensino escolar. Em meio a essas transformações, presenciou-se o desenvolvimento e popularização de comunidades de compartilhamento digital de informações e saberes, o que possibilitou que os conteúdos produzidos por essas redes digitais pudessem ser acessíveis à comunidade em geral. Entre as linguagens digitais produzidas, destacam-se os podcasts - arquivos em áudio distribuídos pela Web, que tiveram seu surgimento e popularização nos últimos anos. Ao reconhecer o potencial desse recurso como ferramenta de ensino voltada para educação básica, o presente relato de experiência discute a sua contribuição para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, através das novas tecnologias de informação que podem ser acionadas, mais especificamente do podcast e relato de caso sobre o uso dessa linguagem para a educação histórica, oferecido a estudantes da Educação Básica, por meio da sua construção e distribuição, utilizado por professores e bolsistas do PIBID, em escolas públicas da Educação Básica, na cidade de Teresina-PI. Para tanto, partimos do pressuposto didático de que o conhecimento histórico pode ser produzido para além dos espaços acadêmicos, o que possibilita discutir como os professores de história podem lidar com as novas mídias no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência metodológica de ensino, é possível reconhecer três repercussões centrais no processo de ensino de História: a formação inicial de professores, notadamente os bolsistas do PIBID, que desenvolveram as habilidades de construção e distribuição da mídia podcast; a diversificação das formas de aprendizagem entre os estudantes das escolas públicas que acessaram os conteúdos estudados em sala de aula por novas formas de exposição/discussão; e a identificação do potencial dessa linguagem como recurso metodológico eficiente para ensinar História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.