Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GÊNERO DISCURSIVO DIÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104419
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2035
    "inscrito_id" => 7318
    "titulo" => "GÊNERO DISCURSIVO DIÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas de leitura, produção de textos, literatura de autoria feminina e negra, e o interdiscurso através dos relatos desenvolvidos no Programa Residência Pedagógica – CAPES/UNEAL, subprojeto ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura, realizado numa turma de primeira série de Ensino Médio, localizada em São Miguel dos Campos e inscrita na 2ª Gerência Regional de Ensino. Em sala de aula, realizamos leitura e interpretações de trechos de Quarto de Despejo e propomos que os estudantes a partir dessa leitura relatassem o seu dia em forma de diário, o que nos possibilitou, após as análises das produções discursivas, compreender como os estudantes recuperam memórias discursivas em seus discursos para produzirem sentidos, inscrevendo-se como sujeitos da/na história. Nessa conjuntura também trabalhamos trechos do livro O Genocídio do negro brasileiro Processos de um racismo mascarado (NASCIMENTO, 1978), dando voz e visibilidade a autora feminina, negra e favelada. Para embasar nossas ações/reflexões, trabalhamos os conceitos de condições de produção, memória discursiva e interdiscurso da Análise do Discurso pecheutiana (PÊCHEUX, 1988, ORLANDI, 2012), bem como as considerações de Geraldi (2011) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre o ensino de língua portuguesa. Consideramos os diários produzidos pelos estudantes como discurso, prática social, produzida por sujeitos inscritos numa conjuntura sócio histórica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7318_TB2035_20112023193414.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.lima@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104419
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2035
    "inscrito_id" => 7318
    "titulo" => "GÊNERO DISCURSIVO DIÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas de leitura, produção de textos, literatura de autoria feminina e negra, e o interdiscurso através dos relatos desenvolvidos no Programa Residência Pedagógica – CAPES/UNEAL, subprojeto ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura, realizado numa turma de primeira série de Ensino Médio, localizada em São Miguel dos Campos e inscrita na 2ª Gerência Regional de Ensino. Em sala de aula, realizamos leitura e interpretações de trechos de Quarto de Despejo e propomos que os estudantes a partir dessa leitura relatassem o seu dia em forma de diário, o que nos possibilitou, após as análises das produções discursivas, compreender como os estudantes recuperam memórias discursivas em seus discursos para produzirem sentidos, inscrevendo-se como sujeitos da/na história. Nessa conjuntura também trabalhamos trechos do livro O Genocídio do negro brasileiro Processos de um racismo mascarado (NASCIMENTO, 1978), dando voz e visibilidade a autora feminina, negra e favelada. Para embasar nossas ações/reflexões, trabalhamos os conceitos de condições de produção, memória discursiva e interdiscurso da Análise do Discurso pecheutiana (PÊCHEUX, 1988, ORLANDI, 2012), bem como as considerações de Geraldi (2011) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre o ensino de língua portuguesa. Consideramos os diários produzidos pelos estudantes como discurso, prática social, produzida por sujeitos inscritos numa conjuntura sócio histórica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7318_TB2035_20112023193414.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.lima@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas de leitura, produção de textos, literatura de autoria feminina e negra, e o interdiscurso através dos relatos desenvolvidos no Programa Residência Pedagógica – CAPES/UNEAL, subprojeto ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura, realizado numa turma de primeira série de Ensino Médio, localizada em São Miguel dos Campos e inscrita na 2ª Gerência Regional de Ensino. Em sala de aula, realizamos leitura e interpretações de trechos de Quarto de Despejo e propomos que os estudantes a partir dessa leitura relatassem o seu dia em forma de diário, o que nos possibilitou, após as análises das produções discursivas, compreender como os estudantes recuperam memórias discursivas em seus discursos para produzirem sentidos, inscrevendo-se como sujeitos da/na história. Nessa conjuntura também trabalhamos trechos do livro O Genocídio do negro brasileiro Processos de um racismo mascarado (NASCIMENTO, 1978), dando voz e visibilidade a autora feminina, negra e favelada. Para embasar nossas ações/reflexões, trabalhamos os conceitos de condições de produção, memória discursiva e interdiscurso da Análise do Discurso pecheutiana (PÊCHEUX, 1988, ORLANDI, 2012), bem como as considerações de Geraldi (2011) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre o ensino de língua portuguesa. Consideramos os diários produzidos pelos estudantes como discurso, prática social, produzida por sujeitos inscritos numa conjuntura sócio histórica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.