Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CENTRO COMERCIAL PAULA GOMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102894
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 1948
    "titulo" => "CENTRO COMERCIAL PAULA GOMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a síntese e a descrição do projeto aplicado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O intuito do projeto foi de tratar com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a ideia de criar, desenvolver e trabalhar em grupos num “Centro Comercial”, onde cada equipe seria responsável por desenhar e montar seus produtos, dar-lhes o preço e vendê-los às outras equipes. Para tanto, foram necessárias leituras críticas embasada em autores que tiveram olhares atentos à atualidade e ao modo como os jovens estão pensando sobre o uso do dinheiro no seu dia a dia. O desenvolvimento do projeto contou com materiais recicláveis que os próprios alunos trouxeram ao longo das aulas, manuais escritos pelos autores do projeto para que os grupos tivessem uma base de como montar seus produtos e aplicar seus preços, e questionário de feedback final para levantamento das avaliações da aplicação do projeto. Esta avaliação permitiu reconhecer a importância da abordagem da matemática financeira no ambiente escolar e da prática de tarefas diferenciadas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1948_TB269_22112023073320.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MASSUQUETTO ZANON"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlosemzanon17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102894
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 1948
    "titulo" => "CENTRO COMERCIAL PAULA GOMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a síntese e a descrição do projeto aplicado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O intuito do projeto foi de tratar com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a ideia de criar, desenvolver e trabalhar em grupos num “Centro Comercial”, onde cada equipe seria responsável por desenhar e montar seus produtos, dar-lhes o preço e vendê-los às outras equipes. Para tanto, foram necessárias leituras críticas embasada em autores que tiveram olhares atentos à atualidade e ao modo como os jovens estão pensando sobre o uso do dinheiro no seu dia a dia. O desenvolvimento do projeto contou com materiais recicláveis que os próprios alunos trouxeram ao longo das aulas, manuais escritos pelos autores do projeto para que os grupos tivessem uma base de como montar seus produtos e aplicar seus preços, e questionário de feedback final para levantamento das avaliações da aplicação do projeto. Esta avaliação permitiu reconhecer a importância da abordagem da matemática financeira no ambiente escolar e da prática de tarefas diferenciadas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1948_TB269_22112023073320.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MASSUQUETTO ZANON"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlosemzanon17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta a síntese e a descrição do projeto aplicado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O intuito do projeto foi de tratar com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a ideia de criar, desenvolver e trabalhar em grupos num “Centro Comercial”, onde cada equipe seria responsável por desenhar e montar seus produtos, dar-lhes o preço e vendê-los às outras equipes. Para tanto, foram necessárias leituras críticas embasada em autores que tiveram olhares atentos à atualidade e ao modo como os jovens estão pensando sobre o uso do dinheiro no seu dia a dia. O desenvolvimento do projeto contou com materiais recicláveis que os próprios alunos trouxeram ao longo das aulas, manuais escritos pelos autores do projeto para que os grupos tivessem uma base de como montar seus produtos e aplicar seus preços, e questionário de feedback final para levantamento das avaliações da aplicação do projeto. Esta avaliação permitiu reconhecer a importância da abordagem da matemática financeira no ambiente escolar e da prática de tarefas diferenciadas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.