Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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A ATUAÇÃO DA MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA NO ENSINO DE 1º AO 5º ANO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SÓTER-MA

Palavra-chaves: MAGISTÉRIO, .MULHER NEGRA, TRAJETÓRIA FAMILIAR E IDENTIDADE, PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Direitos Humanos, Feminismo e Políticas Públicas de Gênero

Resumo

A educação da Mulher negra tem sido um tema bastante debatido por teóricos e estudiosos da área pedagógica e de outras áreas. Este trabalho tem como objeto de estudo analisar a atuação das mulheres negras na docência, no Município de São João do Sóter - MA. Para sua realização, a opção foi por uma pesquisa de caráter qualitativo, por aproximação do objeto de estudo. O objetivo analisar as contribuições que as professoras negras vêm propiciando ao cenário educacional da Cidade de São João do Sóter - MA. A realização da pesquisa bibliográfica se deu através dos teóricos: Aranha (1990), Cruz (2011), Almeida (1897), Josso (2004), Munanga (2003), Alves (2012), Araujo (2006), Veríssimo (1985) e Floresta (1989). Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento a entrevista narrativa, realizada com três professoras negras da escola visitada, U.I.M. Governadora Rosena Sarney. Após a realização das entrevistas os dados construídos foram analisados por categorias a partir das questões utilizadas na pesquisa. Uma das primeiras categorias é a trajetória familiar e identidade, em seguida o processo de escolarização e por fim a categoria profissional. Os resultados da pesquisa evidenciam que apesar da contribuição inquestionável da mulher negra no cenário educacional, o preconceito e o racismo ainda se faz presentes nas escolas públicas, mas que apesar das dificuldades encontradas, as mulheres negras sentem-se felizes e realizadas com a conquista profissão docente.

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