Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LANÇAMENTO DE FOGUETES CASEIRO: UMA EXPERIMENTAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99974
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7017
    "inscrito_id" => 22204
    "titulo" => "LANÇAMENTO DE FOGUETES CASEIRO: UMA EXPERIMENTAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade apresentar um trabalho realizado em uma escola estadual em um município do interior do estado de Alagoas. Foi almejado trabalhar, de forma interdisciplinar, a construção de foguetes caseiros construídos a partir da utilização de garrafa PET recicladas. Para tal, esse projeto multidisciplinar teve o envolvimento de professores da área de química, física e robótica educacional predispondo de materiais de baixo custo, executando o funcionamento do foguete a partir de uma reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. A reação utilizada no projeto gera o gás dióxido de carbono (CO2) que se acumula dentro da garrafa PET, fechada com uma rolha na boca, até o momento que a pressão interna é suficientemente maior que a força da rolha e há a explosão com saído do gás e líquido preso dentro da garrafa, fazendo com que o foguete seja lançado e todo gás seja liberado. Todo projeto foi desenvolvido de forma paralela entre os professores, enquanto o professor de robótica desenvolvia a construção e explanação Química o professor de física desenvolvia a parte teórica física envolvida, e ao término de todo projeto foi aplicado um Quiz na plataforma Kahoot para avaliar a construção de conhecimento no desenvolvimento do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659c509c67b5b_08012024164428.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-08 16:44:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO CESAR DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO C DE MELO"
    "autor_email" => "pauloufal2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99974
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7017
    "inscrito_id" => 22204
    "titulo" => "LANÇAMENTO DE FOGUETES CASEIRO: UMA EXPERIMENTAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade apresentar um trabalho realizado em uma escola estadual em um município do interior do estado de Alagoas. Foi almejado trabalhar, de forma interdisciplinar, a construção de foguetes caseiros construídos a partir da utilização de garrafa PET recicladas. Para tal, esse projeto multidisciplinar teve o envolvimento de professores da área de química, física e robótica educacional predispondo de materiais de baixo custo, executando o funcionamento do foguete a partir de uma reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. A reação utilizada no projeto gera o gás dióxido de carbono (CO2) que se acumula dentro da garrafa PET, fechada com uma rolha na boca, até o momento que a pressão interna é suficientemente maior que a força da rolha e há a explosão com saído do gás e líquido preso dentro da garrafa, fazendo com que o foguete seja lançado e todo gás seja liberado. Todo projeto foi desenvolvido de forma paralela entre os professores, enquanto o professor de robótica desenvolvia a construção e explanação Química o professor de física desenvolvia a parte teórica física envolvida, e ao término de todo projeto foi aplicado um Quiz na plataforma Kahoot para avaliar a construção de conhecimento no desenvolvimento do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659c509c67b5b_08012024164428.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-08 16:44:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO CESAR DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO C DE MELO"
    "autor_email" => "pauloufal2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar um trabalho realizado em uma escola estadual em um município do interior do estado de Alagoas. Foi almejado trabalhar, de forma interdisciplinar, a construção de foguetes caseiros construídos a partir da utilização de garrafa PET recicladas. Para tal, esse projeto multidisciplinar teve o envolvimento de professores da área de química, física e robótica educacional predispondo de materiais de baixo custo, executando o funcionamento do foguete a partir de uma reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. A reação utilizada no projeto gera o gás dióxido de carbono (CO2) que se acumula dentro da garrafa PET, fechada com uma rolha na boca, até o momento que a pressão interna é suficientemente maior que a força da rolha e há a explosão com saído do gás e líquido preso dentro da garrafa, fazendo com que o foguete seja lançado e todo gás seja liberado. Todo projeto foi desenvolvido de forma paralela entre os professores, enquanto o professor de robótica desenvolvia a construção e explanação Química o professor de física desenvolvia a parte teórica física envolvida, e ao término de todo projeto foi aplicado um Quiz na plataforma Kahoot para avaliar a construção de conhecimento no desenvolvimento do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.