Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95647
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1317
    "inscrito_id" => 10055
    "titulo" => "DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO."
    "resumo" => "O trabalho aborda os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública de ensino de Maracanaú. O TEA é um transtorno que afeta a capacidade de comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Sendo assim, o processo de alfabetização de pessoas com autismo é complexo e requer a adoção de estratégias e recursos específicos para atender às suas necessidades individuais, levando em consideração as habilidades e dificuldades particulares. O texto tem o propósito de discutir os principais desafios e dificuldades dos docentes em suas práticas pedagógicas com crianças autistas da alfabetização, apresentando técnicas e alternativas viáveis à formação continuada e específica, fundamentais para facilitar e garantir a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem está pautada no trabalho de campo e na revisão bibliográfica pautada em fundamentos que nos permitem melhor descrição e detalhamento do objeto de estudos. A coleta de dados está baseada em conversas com professores de uma escola da rede pública municipal de Maracanaú, localizada na região metropolitana do Ceará, dialogando com BERNARDINO, CAPELLINI, KANNER principais desafios enfrentados pelos educadores na alfabetização de crianças com TEA. O processo de alfabetização de autistas pode ser desafiador, mas existem abordagens específicas que podem contribuir com o processo pedagógico. Sabemos que não existe uma abordagem única e universalmente eficaz para que a alfabetização de crianças com autismo aconteça, o que nos leva a individualização do trabalho, a partir das necessidades especificas. Esperamos que o trabalho possa promover reflexões acerca das práticas pedagógicas que não se esgotam, tampouco, têm a pretensão de mostrar saídas conclusivas. Se assim conseguirmos, teremos alcançado nosso objetivo!"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10055_TB1317_10122023215052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rosemeire"
    "autor_email" => "profrosemeireguedes@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95647
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1317
    "inscrito_id" => 10055
    "titulo" => "DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO."
    "resumo" => "O trabalho aborda os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública de ensino de Maracanaú. O TEA é um transtorno que afeta a capacidade de comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Sendo assim, o processo de alfabetização de pessoas com autismo é complexo e requer a adoção de estratégias e recursos específicos para atender às suas necessidades individuais, levando em consideração as habilidades e dificuldades particulares. O texto tem o propósito de discutir os principais desafios e dificuldades dos docentes em suas práticas pedagógicas com crianças autistas da alfabetização, apresentando técnicas e alternativas viáveis à formação continuada e específica, fundamentais para facilitar e garantir a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem está pautada no trabalho de campo e na revisão bibliográfica pautada em fundamentos que nos permitem melhor descrição e detalhamento do objeto de estudos. A coleta de dados está baseada em conversas com professores de uma escola da rede pública municipal de Maracanaú, localizada na região metropolitana do Ceará, dialogando com BERNARDINO, CAPELLINI, KANNER principais desafios enfrentados pelos educadores na alfabetização de crianças com TEA. O processo de alfabetização de autistas pode ser desafiador, mas existem abordagens específicas que podem contribuir com o processo pedagógico. Sabemos que não existe uma abordagem única e universalmente eficaz para que a alfabetização de crianças com autismo aconteça, o que nos leva a individualização do trabalho, a partir das necessidades especificas. Esperamos que o trabalho possa promover reflexões acerca das práticas pedagógicas que não se esgotam, tampouco, têm a pretensão de mostrar saídas conclusivas. Se assim conseguirmos, teremos alcançado nosso objetivo!"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10055_TB1317_10122023215052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rosemeire"
    "autor_email" => "profrosemeireguedes@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho aborda os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública de ensino de Maracanaú. O TEA é um transtorno que afeta a capacidade de comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Sendo assim, o processo de alfabetização de pessoas com autismo é complexo e requer a adoção de estratégias e recursos específicos para atender às suas necessidades individuais, levando em consideração as habilidades e dificuldades particulares. O texto tem o propósito de discutir os principais desafios e dificuldades dos docentes em suas práticas pedagógicas com crianças autistas da alfabetização, apresentando técnicas e alternativas viáveis à formação continuada e específica, fundamentais para facilitar e garantir a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem está pautada no trabalho de campo e na revisão bibliográfica pautada em fundamentos que nos permitem melhor descrição e detalhamento do objeto de estudos. A coleta de dados está baseada em conversas com professores de uma escola da rede pública municipal de Maracanaú, localizada na região metropolitana do Ceará, dialogando com BERNARDINO, CAPELLINI, KANNER principais desafios enfrentados pelos educadores na alfabetização de crianças com TEA. O processo de alfabetização de autistas pode ser desafiador, mas existem abordagens específicas que podem contribuir com o processo pedagógico. Sabemos que não existe uma abordagem única e universalmente eficaz para que a alfabetização de crianças com autismo aconteça, o que nos leva a individualização do trabalho, a partir das necessidades especificas. Esperamos que o trabalho possa promover reflexões acerca das práticas pedagógicas que não se esgotam, tampouco, têm a pretensão de mostrar saídas conclusivas. Se assim conseguirmos, teremos alcançado nosso objetivo!

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.