O trabalho aborda os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública de ensino de Maracanaú. O TEA é um transtorno que afeta a capacidade de comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Sendo assim, o processo de alfabetização de pessoas com autismo é complexo e requer a adoção de estratégias e recursos específicos para atender às suas necessidades individuais, levando em consideração as habilidades e dificuldades particulares. O texto tem o propósito de discutir os principais desafios e dificuldades dos docentes em suas práticas pedagógicas com crianças autistas da alfabetização, apresentando técnicas e alternativas viáveis à formação continuada e específica, fundamentais para facilitar e garantir a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem está pautada no trabalho de campo e na revisão bibliográfica pautada em fundamentos que nos permitem melhor descrição e detalhamento do objeto de estudos. A coleta de dados está baseada em conversas com professores de uma escola da rede pública municipal de Maracanaú, localizada na região metropolitana do Ceará, dialogando com BERNARDINO, CAPELLINI, KANNER principais desafios enfrentados pelos educadores na alfabetização de crianças com TEA. O processo de alfabetização de autistas pode ser desafiador, mas existem abordagens específicas que podem contribuir com o processo pedagógico. Sabemos que não existe uma abordagem única e universalmente eficaz para que a alfabetização de crianças com autismo aconteça, o que nos leva a individualização do trabalho, a partir das necessidades especificas. Esperamos que o trabalho possa promover reflexões acerca das práticas pedagógicas que não se esgotam, tampouco, têm a pretensão de mostrar saídas conclusivas. Se assim conseguirmos, teremos alcançado nosso objetivo!