Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES AO LECIONAR A DISCIPLINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: SOB O OLHAR DOS PROFESSORES REGENTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99847
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6847
    "inscrito_id" => 19580
    "titulo" => "AS DIFICULDADES AO LECIONAR A DISCIPLINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: SOB O OLHAR DOS PROFESSORES REGENTES"
    "resumo" => "A disciplina de práticas experimentais é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio Potiguar. Essa contribuição está atrelada com a necessidade de superação do ensino pautado apenas nas aulas tradicionais com a exposição dos conteúdos da área de Ciências da Natureza (CN). Diante dos inúmeros trabalhos acadêmicos, nota-se as vantagens, as contribuições e a importância das práticas experimentais no processo de ensino/aprendizagem de Biologia, Química e Física, no entanto, este estudo tem como objetivo apontar as dificuldades encontradas pelos professores ao ministrar a disciplina de práticas experimentais na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório, Pendências/RN. Nesta perspectiva, será baseada nos relatos de experiências vivenciadas pelos mesmos. É preciso salientar que a escola contém um laboratório de Ciências com bastante equipamentos, vidrarias e instrumentos de laboratórios, peças anatômicas e reagentes químicos, sendo considerado um dos melhores entre as escolas estaduais da região do Vale do Açu a qual a escola está inserida. Logo, a primeira dificuldade é a falta de formação dos docentes para saber manipular e elaborar práticas que usem todos esses materiais. A dificuldade de produzir práticas que partem do zero, ou seja, sem um roteiro previamente pronto e testado. O docente tem que também elaborar práticas das outras disciplinas da área de CN sem ser da sua formação. O número de estudantes por turma dificulta as aulas da disciplina, uma vez que os adolescentes são agitados e muitas vezes não obedecem às regras do laboratório. Os horários da disciplina não permitem uma melhor organização para a preparação do espaço e dos materiais e a limpeza e organização do que foi utilizado. Sendo assim, citamos apenas algumas dificuldades encontradas. Apesar disso, os professores seguem se esforçando para que a disciplina contribua diretamente com a aprendizagem da área de CN."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19580_TB6847_10122023224001.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE LIBNA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "deniselibna2@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99847
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6847
    "inscrito_id" => 19580
    "titulo" => "AS DIFICULDADES AO LECIONAR A DISCIPLINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: SOB O OLHAR DOS PROFESSORES REGENTES"
    "resumo" => "A disciplina de práticas experimentais é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio Potiguar. Essa contribuição está atrelada com a necessidade de superação do ensino pautado apenas nas aulas tradicionais com a exposição dos conteúdos da área de Ciências da Natureza (CN). Diante dos inúmeros trabalhos acadêmicos, nota-se as vantagens, as contribuições e a importância das práticas experimentais no processo de ensino/aprendizagem de Biologia, Química e Física, no entanto, este estudo tem como objetivo apontar as dificuldades encontradas pelos professores ao ministrar a disciplina de práticas experimentais na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório, Pendências/RN. Nesta perspectiva, será baseada nos relatos de experiências vivenciadas pelos mesmos. É preciso salientar que a escola contém um laboratório de Ciências com bastante equipamentos, vidrarias e instrumentos de laboratórios, peças anatômicas e reagentes químicos, sendo considerado um dos melhores entre as escolas estaduais da região do Vale do Açu a qual a escola está inserida. Logo, a primeira dificuldade é a falta de formação dos docentes para saber manipular e elaborar práticas que usem todos esses materiais. A dificuldade de produzir práticas que partem do zero, ou seja, sem um roteiro previamente pronto e testado. O docente tem que também elaborar práticas das outras disciplinas da área de CN sem ser da sua formação. O número de estudantes por turma dificulta as aulas da disciplina, uma vez que os adolescentes são agitados e muitas vezes não obedecem às regras do laboratório. Os horários da disciplina não permitem uma melhor organização para a preparação do espaço e dos materiais e a limpeza e organização do que foi utilizado. Sendo assim, citamos apenas algumas dificuldades encontradas. Apesar disso, os professores seguem se esforçando para que a disciplina contribua diretamente com a aprendizagem da área de CN."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19580_TB6847_10122023224001.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE LIBNA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "deniselibna2@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina de práticas experimentais é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio Potiguar. Essa contribuição está atrelada com a necessidade de superação do ensino pautado apenas nas aulas tradicionais com a exposição dos conteúdos da área de Ciências da Natureza (CN). Diante dos inúmeros trabalhos acadêmicos, nota-se as vantagens, as contribuições e a importância das práticas experimentais no processo de ensino/aprendizagem de Biologia, Química e Física, no entanto, este estudo tem como objetivo apontar as dificuldades encontradas pelos professores ao ministrar a disciplina de práticas experimentais na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório, Pendências/RN. Nesta perspectiva, será baseada nos relatos de experiências vivenciadas pelos mesmos. É preciso salientar que a escola contém um laboratório de Ciências com bastante equipamentos, vidrarias e instrumentos de laboratórios, peças anatômicas e reagentes químicos, sendo considerado um dos melhores entre as escolas estaduais da região do Vale do Açu a qual a escola está inserida. Logo, a primeira dificuldade é a falta de formação dos docentes para saber manipular e elaborar práticas que usem todos esses materiais. A dificuldade de produzir práticas que partem do zero, ou seja, sem um roteiro previamente pronto e testado. O docente tem que também elaborar práticas das outras disciplinas da área de CN sem ser da sua formação. O número de estudantes por turma dificulta as aulas da disciplina, uma vez que os adolescentes são agitados e muitas vezes não obedecem às regras do laboratório. Os horários da disciplina não permitem uma melhor organização para a preparação do espaço e dos materiais e a limpeza e organização do que foi utilizado. Sendo assim, citamos apenas algumas dificuldades encontradas. Apesar disso, os professores seguem se esforçando para que a disciplina contribua diretamente com a aprendizagem da área de CN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.