A VOZ DO ESTUDANTE NO ENSINO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO A PARTIR DESTA NOVA REALIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99957 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6999 "inscrito_id" => 22179 "titulo" => "A VOZ DO ESTUDANTE NO ENSINO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO A PARTIR DESTA NOVA REALIDADE" "resumo" => "A implantação do ensino integral nas escolas de ensino médio tem contribuído para a construção de diferentes pontos de vista acerca desta nova realidade. Nesse contexto, houve um aumento na carga horária, e os alunos tiveram que passar mais tempo nas instituições de ensino. Mesmo com um aparato de recursos que possam melhorar a aprendizagem, muitos estudantes ainda não conseguiram se adaptar a passar dois turnos na escola. Nessa perspectiva, situamos a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Senador Fernandes Távora, no município de Ereré-CE, composta por 250 estudantes e, no ano de 2023, passou a ser integral nas duas 1ª séries (com um total de 76 alunos). Com a nova realidade, surge o seguinte questionamento: que imagens os alunos constroem de si a partir da vivência no ensino integral? Para elucidar esta questão, temos como objetivo analisar os ethe que alunos revelam com base experiência no ensino integral. Para o processo de análise, elaboramos a seguinte pergunta via Google Forms: como você se sente, enquanto estudante, vivenciando o ensino integral? Aplicamos o questionamento para os alunos que estão cursando a 1ª série do ensino médio na referida escola e selecionamos 10 respostas para a construção deste trabalho, considerando, principalmente, a pequena dimensão deste. Como subsídio teórico, estamos pautados principalmente nos trabalhos de Maingueneau (2020, 2015) voltado para discussão de ethos; Avelino (2019), Silva e Boutin (2018) que discutem sobre o ensino integral. A partir das análises, notamos que os estudantes revelaram ethe diversos conforme a sensação de vivenciar uma nova realidade de ensino, tais como: crítico, cansado, sobrecarregado e reflexivo sobre a saúde mental, valorizador do ensino integral, indisposto nas aulas e avaliador do tempo que fica na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22179_TB6999_18112023175932.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO ROMÃO BATISTA" "autor_nome_curto" => "ROMÃO" "autor_email" => "romao87@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99957 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6999 "inscrito_id" => 22179 "titulo" => "A VOZ DO ESTUDANTE NO ENSINO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO A PARTIR DESTA NOVA REALIDADE" "resumo" => "A implantação do ensino integral nas escolas de ensino médio tem contribuído para a construção de diferentes pontos de vista acerca desta nova realidade. Nesse contexto, houve um aumento na carga horária, e os alunos tiveram que passar mais tempo nas instituições de ensino. Mesmo com um aparato de recursos que possam melhorar a aprendizagem, muitos estudantes ainda não conseguiram se adaptar a passar dois turnos na escola. Nessa perspectiva, situamos a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Senador Fernandes Távora, no município de Ereré-CE, composta por 250 estudantes e, no ano de 2023, passou a ser integral nas duas 1ª séries (com um total de 76 alunos). Com a nova realidade, surge o seguinte questionamento: que imagens os alunos constroem de si a partir da vivência no ensino integral? Para elucidar esta questão, temos como objetivo analisar os ethe que alunos revelam com base experiência no ensino integral. Para o processo de análise, elaboramos a seguinte pergunta via Google Forms: como você se sente, enquanto estudante, vivenciando o ensino integral? Aplicamos o questionamento para os alunos que estão cursando a 1ª série do ensino médio na referida escola e selecionamos 10 respostas para a construção deste trabalho, considerando, principalmente, a pequena dimensão deste. Como subsídio teórico, estamos pautados principalmente nos trabalhos de Maingueneau (2020, 2015) voltado para discussão de ethos; Avelino (2019), Silva e Boutin (2018) que discutem sobre o ensino integral. A partir das análises, notamos que os estudantes revelaram ethe diversos conforme a sensação de vivenciar uma nova realidade de ensino, tais como: crítico, cansado, sobrecarregado e reflexivo sobre a saúde mental, valorizador do ensino integral, indisposto nas aulas e avaliador do tempo que fica na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22179_TB6999_18112023175932.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO ROMÃO BATISTA" "autor_nome_curto" => "ROMÃO" "autor_email" => "romao87@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }