A criação da atividade ‘’Meio Ambiente Costeiro de Transição: Manguezal’’ foi pensada para aproximar e estimular os alunos da região da Baixada Santista a pesquisar e conhecer melhor o seu meio ambiente. A atividade foi criada no Centro Aprendiz de Pesquisador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (CAP-CEPEMA-USP) com o intuito que os alunos identifiquem e utilizem habilidades investigativas realizando atividades simples relacionadas com a sua região. Os estudantes de Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, particulares e técnicas da região, são convidados a refletir sobre os problemas regionais que permitem estimular o cuidado ambiental. Durante a atividade os alunos reconhecem e identificam as características do manguezal observadas na maquete, descobrem a flora e fauna deste ambiente. Alguns acabam reconhecendo que moram no ecossistema de manguezal. Uma vez avistado que sua moradia faz parte de um ecossistema típico brasileiro, começam a ter um olhar diferente que os leva a preocupação com a manutenção e qualidade deste ambiente. A atividade pretende estimular a observação, registrar as características deste ecossistema e discutir como poder cuidar melhor do seu entorno no dia a dia. Descobrem como funciona o ambiente a qual alguns moram, e são estimulados a certos questionamentos como; que outros seres vivos além deles também utilizam o ecossistema como casa? Quais são as preocupações que devem manter para proteger esse ambiente? Quais as problemáticas que um ambiente como o Manguezal em acesso aberto ao seres humanos e sem nenhum tipo de cuidados podem provocar no futuro? Quais são as características deste ambiente para ele ser como ele é? Porque as árvores são como são? Porque o solo é tão específico? e o seu cheiro marcante? O questionamento e a reflexão permitem resolver diversas dúvidas, novas curiosidades e favorecem a preservação ambiental.