Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURIOSIDADES INVESTIGATIVAS OLHANDO PARA O MEIO AMBIENTE COSTEIRO DE TRANSIÇÃO: O MANGUEZAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6997
    "inscrito_id" => 20687
    "titulo" => "CURIOSIDADES INVESTIGATIVAS OLHANDO PARA O MEIO AMBIENTE COSTEIRO DE TRANSIÇÃO: O MANGUEZAL"
    "resumo" => "A criação da atividade ‘’Meio Ambiente Costeiro de Transição: Manguezal’’ foi pensada para aproximar e estimular os alunos da região da Baixada Santista a pesquisar e conhecer melhor o seu meio ambiente. A atividade foi criada no Centro Aprendiz de Pesquisador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (CAP-CEPEMA-USP) com o intuito que os alunos identifiquem e utilizem habilidades investigativas realizando atividades simples relacionadas com a sua região. Os estudantes de Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, particulares e técnicas da região, são convidados a refletir sobre os problemas regionais que permitem estimular o cuidado ambiental. Durante a atividade os alunos reconhecem e identificam as características do manguezal observadas na maquete, descobrem a flora e fauna deste ambiente. Alguns acabam reconhecendo que moram no ecossistema de manguezal. Uma vez avistado que sua moradia faz parte de um ecossistema típico brasileiro, começam a ter um olhar diferente que os leva a preocupação com a manutenção e qualidade deste ambiente. A atividade pretende estimular a observação, registrar as características deste ecossistema e discutir como poder cuidar melhor do seu entorno no dia a dia. Descobrem como funciona o ambiente a qual alguns moram, e são estimulados a certos questionamentos como; que outros seres vivos além deles também utilizam o ecossistema como casa? Quais são as preocupações que devem manter para proteger esse ambiente? Quais as problemáticas que um ambiente como o Manguezal em acesso aberto ao seres humanos e sem nenhum tipo de cuidados podem provocar no futuro? Quais são as características deste ambiente para ele ser como ele é? Porque as árvores são como são? Porque o solo é tão específico? e o seu cheiro marcante? O questionamento e a reflexão permitem resolver diversas dúvidas, novas curiosidades e favorecem a preservação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20687_TB6997_23082023123320.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICHOLY VIRGINIA PEREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "NICHOLY"
    "autor_email" => "nichollyvirginia@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6997
    "inscrito_id" => 20687
    "titulo" => "CURIOSIDADES INVESTIGATIVAS OLHANDO PARA O MEIO AMBIENTE COSTEIRO DE TRANSIÇÃO: O MANGUEZAL"
    "resumo" => "A criação da atividade ‘’Meio Ambiente Costeiro de Transição: Manguezal’’ foi pensada para aproximar e estimular os alunos da região da Baixada Santista a pesquisar e conhecer melhor o seu meio ambiente. A atividade foi criada no Centro Aprendiz de Pesquisador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (CAP-CEPEMA-USP) com o intuito que os alunos identifiquem e utilizem habilidades investigativas realizando atividades simples relacionadas com a sua região. Os estudantes de Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, particulares e técnicas da região, são convidados a refletir sobre os problemas regionais que permitem estimular o cuidado ambiental. Durante a atividade os alunos reconhecem e identificam as características do manguezal observadas na maquete, descobrem a flora e fauna deste ambiente. Alguns acabam reconhecendo que moram no ecossistema de manguezal. Uma vez avistado que sua moradia faz parte de um ecossistema típico brasileiro, começam a ter um olhar diferente que os leva a preocupação com a manutenção e qualidade deste ambiente. A atividade pretende estimular a observação, registrar as características deste ecossistema e discutir como poder cuidar melhor do seu entorno no dia a dia. Descobrem como funciona o ambiente a qual alguns moram, e são estimulados a certos questionamentos como; que outros seres vivos além deles também utilizam o ecossistema como casa? Quais são as preocupações que devem manter para proteger esse ambiente? Quais as problemáticas que um ambiente como o Manguezal em acesso aberto ao seres humanos e sem nenhum tipo de cuidados podem provocar no futuro? Quais são as características deste ambiente para ele ser como ele é? Porque as árvores são como são? Porque o solo é tão específico? e o seu cheiro marcante? O questionamento e a reflexão permitem resolver diversas dúvidas, novas curiosidades e favorecem a preservação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20687_TB6997_23082023123320.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICHOLY VIRGINIA PEREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "NICHOLY"
    "autor_email" => "nichollyvirginia@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A criação da atividade ‘’Meio Ambiente Costeiro de Transição: Manguezal’’ foi pensada para aproximar e estimular os alunos da região da Baixada Santista a pesquisar e conhecer melhor o seu meio ambiente. A atividade foi criada no Centro Aprendiz de Pesquisador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (CAP-CEPEMA-USP) com o intuito que os alunos identifiquem e utilizem habilidades investigativas realizando atividades simples relacionadas com a sua região. Os estudantes de Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, particulares e técnicas da região, são convidados a refletir sobre os problemas regionais que permitem estimular o cuidado ambiental. Durante a atividade os alunos reconhecem e identificam as características do manguezal observadas na maquete, descobrem a flora e fauna deste ambiente. Alguns acabam reconhecendo que moram no ecossistema de manguezal. Uma vez avistado que sua moradia faz parte de um ecossistema típico brasileiro, começam a ter um olhar diferente que os leva a preocupação com a manutenção e qualidade deste ambiente. A atividade pretende estimular a observação, registrar as características deste ecossistema e discutir como poder cuidar melhor do seu entorno no dia a dia. Descobrem como funciona o ambiente a qual alguns moram, e são estimulados a certos questionamentos como; que outros seres vivos além deles também utilizam o ecossistema como casa? Quais são as preocupações que devem manter para proteger esse ambiente? Quais as problemáticas que um ambiente como o Manguezal em acesso aberto ao seres humanos e sem nenhum tipo de cuidados podem provocar no futuro? Quais são as características deste ambiente para ele ser como ele é? Porque as árvores são como são? Porque o solo é tão específico? e o seu cheiro marcante? O questionamento e a reflexão permitem resolver diversas dúvidas, novas curiosidades e favorecem a preservação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.