Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORAS TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99917
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6945
    "inscrito_id" => 831
    "titulo" => "PROFESSORAS TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A pesquisa em discussão mostra que atualmente há um número considerável de professoras travestis atuando em salas de aula da educação básica. Mesmo sendo essas mulheres vítimas de várias formas de discriminação, o que na maioria dos casos leva a evasão escolar muito cedo. Os relatos de professoras travestis dos diferentes seguimentos da educação, considerando o lugar de quem fala, suas práticas e políticas de enfrentamento dos desafios para estar e se manter na escola pública apontam para um espaço onde é possível a atuação de mulheres discriminadas por causa da sua orientação sexual. O objetivo da pesquisa é analisar a trajetória de professoras travestis na academia e a atuação dessas mulheres no magistério. A mesma complementa o ambiente discursivo de gênero, sexualidade e educação nos parâmetros, não apenas do que vivenciamos no hoje, mas do futuro da escola, repensando suas políticas e práticas. Este espaço de aprendizagem constitui-se a partir de leituras de produções acadêmicas que mostram travestis atuando em sala de aula e em outros espaços do magistério."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID831_TB6945_04102023204002.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDABERON"
    "autor_email" => "aldaberonvn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99917
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6945
    "inscrito_id" => 831
    "titulo" => "PROFESSORAS TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A pesquisa em discussão mostra que atualmente há um número considerável de professoras travestis atuando em salas de aula da educação básica. Mesmo sendo essas mulheres vítimas de várias formas de discriminação, o que na maioria dos casos leva a evasão escolar muito cedo. Os relatos de professoras travestis dos diferentes seguimentos da educação, considerando o lugar de quem fala, suas práticas e políticas de enfrentamento dos desafios para estar e se manter na escola pública apontam para um espaço onde é possível a atuação de mulheres discriminadas por causa da sua orientação sexual. O objetivo da pesquisa é analisar a trajetória de professoras travestis na academia e a atuação dessas mulheres no magistério. A mesma complementa o ambiente discursivo de gênero, sexualidade e educação nos parâmetros, não apenas do que vivenciamos no hoje, mas do futuro da escola, repensando suas políticas e práticas. Este espaço de aprendizagem constitui-se a partir de leituras de produções acadêmicas que mostram travestis atuando em sala de aula e em outros espaços do magistério."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID831_TB6945_04102023204002.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDABERON"
    "autor_email" => "aldaberonvn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa em discussão mostra que atualmente há um número considerável de professoras travestis atuando em salas de aula da educação básica. Mesmo sendo essas mulheres vítimas de várias formas de discriminação, o que na maioria dos casos leva a evasão escolar muito cedo. Os relatos de professoras travestis dos diferentes seguimentos da educação, considerando o lugar de quem fala, suas práticas e políticas de enfrentamento dos desafios para estar e se manter na escola pública apontam para um espaço onde é possível a atuação de mulheres discriminadas por causa da sua orientação sexual. O objetivo da pesquisa é analisar a trajetória de professoras travestis na academia e a atuação dessas mulheres no magistério. A mesma complementa o ambiente discursivo de gênero, sexualidade e educação nos parâmetros, não apenas do que vivenciamos no hoje, mas do futuro da escola, repensando suas políticas e práticas. Este espaço de aprendizagem constitui-se a partir de leituras de produções acadêmicas que mostram travestis atuando em sala de aula e em outros espaços do magistério.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.