Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO DOCENTE PARA A INSERÇÃO DAS NTICS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94738
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 5993
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE PARA A INSERÇÃO DAS NTICS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O uso das Novas Tecnologias Educacionais por parte do docente é um assunto importante para a literatura que trata sobre a tecnologia no mundo pós-moderno. Esse trabalho tem como objetivo geral investigar a prática pedagógica dos professores com o uso das novas tecnologias, e para nortear a culminância do objetivo geral compreender a utilização das tecnologias da informação e da educação no aprendizado do aluno e discutir o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no aprendizado do aluno. Para atingir esses objetivos, realizou uma revisão de lituratura sobre o tema, abarcando autores como: Creswel (2010), Kenski (2010), Maia;Meirelles (2003), Morin (2000), Ponte (2000), Prado;Valente (2003), Santiago (2022), Vasconcelos (2015). De acordo com os levantamentos bibliográficos as tecnologias educacionais são ferramentas inovadoras e importantes para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula pois facilita a assimilação dos conteúdos disponibilizados pelo professor e motiva os alunos a frequentarem o ambiente escolar. Nesse sentindo, o trabalho aponta que é necessária uma formação inicial e continuada para o docente que permita o uso das tecnologias educacionais como novas metodologias no ensino. E se faz necessário também estimular os professores a manusearem as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS) com um planejamento que favoreça uma aula mais dinâmica e interativa, com a disponibilidade de recurso didáticos adequados e com uma estrutura escolar de qualidade para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5993_TB130_15032023150236.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO ENILSON ARAÚJO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PABLO PEREIRA"
    "autor_email" => "pablopereira@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94738
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 5993
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE PARA A INSERÇÃO DAS NTICS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O uso das Novas Tecnologias Educacionais por parte do docente é um assunto importante para a literatura que trata sobre a tecnologia no mundo pós-moderno. Esse trabalho tem como objetivo geral investigar a prática pedagógica dos professores com o uso das novas tecnologias, e para nortear a culminância do objetivo geral compreender a utilização das tecnologias da informação e da educação no aprendizado do aluno e discutir o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no aprendizado do aluno. Para atingir esses objetivos, realizou uma revisão de lituratura sobre o tema, abarcando autores como: Creswel (2010), Kenski (2010), Maia;Meirelles (2003), Morin (2000), Ponte (2000), Prado;Valente (2003), Santiago (2022), Vasconcelos (2015). De acordo com os levantamentos bibliográficos as tecnologias educacionais são ferramentas inovadoras e importantes para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula pois facilita a assimilação dos conteúdos disponibilizados pelo professor e motiva os alunos a frequentarem o ambiente escolar. Nesse sentindo, o trabalho aponta que é necessária uma formação inicial e continuada para o docente que permita o uso das tecnologias educacionais como novas metodologias no ensino. E se faz necessário também estimular os professores a manusearem as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS) com um planejamento que favoreça uma aula mais dinâmica e interativa, com a disponibilidade de recurso didáticos adequados e com uma estrutura escolar de qualidade para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5993_TB130_15032023150236.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO ENILSON ARAÚJO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PABLO PEREIRA"
    "autor_email" => "pablopereira@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso das Novas Tecnologias Educacionais por parte do docente é um assunto importante para a literatura que trata sobre a tecnologia no mundo pós-moderno. Esse trabalho tem como objetivo geral investigar a prática pedagógica dos professores com o uso das novas tecnologias, e para nortear a culminância do objetivo geral compreender a utilização das tecnologias da informação e da educação no aprendizado do aluno e discutir o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no aprendizado do aluno. Para atingir esses objetivos, realizou uma revisão de lituratura sobre o tema, abarcando autores como: Creswel (2010), Kenski (2010), Maia;Meirelles (2003), Morin (2000), Ponte (2000), Prado;Valente (2003), Santiago (2022), Vasconcelos (2015). De acordo com os levantamentos bibliográficos as tecnologias educacionais são ferramentas inovadoras e importantes para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula pois facilita a assimilação dos conteúdos disponibilizados pelo professor e motiva os alunos a frequentarem o ambiente escolar. Nesse sentindo, o trabalho aponta que é necessária uma formação inicial e continuada para o docente que permita o uso das tecnologias educacionais como novas metodologias no ensino. E se faz necessário também estimular os professores a manusearem as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS) com um planejamento que favoreça uma aula mais dinâmica e interativa, com a disponibilidade de recurso didáticos adequados e com uma estrutura escolar de qualidade para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.