Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99895
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6914
    "inscrito_id" => 20581
    "titulo" => "TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência abordando as temáticas Educação Financeira e a Estatística, tendo em vista, que as duas apresentam pontos em comuns, apresentados por alguns estudos (SENA, 2017; MULLER, 2018; SENA; COUTINHO, 2018; PERIN; CAMPOS, 2021) possíveis de serem abordados numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma prazerosa e enriquecedora a partir de situações do nosso cotidiano. Nosso objetivo, que foi investigar como a vivência de uma pesquisa pode influenciar na aprendizagem de estudantes, e para isto, escolhemos uma turma de 5° ano (23 estudantes), do Ensino Fundamental, do Município de Ipojuca - PE. Foram quatro momentos com os estudantes, divididos em etapas: pesquisa dos estudantes em supermercados, discussão em sala de aula, organização dos dados encontrados na pesquisa e tomada de decisão a partir da organização dos dados. Observamos que nesse tipo de atividade, mesmo sendo com o contexto real, os estudantes apresentaram dificuldades, como: organizar e representar os valores encontrados nos supermercados dos produtos pesquisados, como também conseguir entender o banco de dados organizado, solicitado na sequência didática proposta. Entretanto, vale ressaltar que, apesar dessa dificuldade encontrada no desenrolar da pesquisa, quando abordamos situações do cotidiano dos estudantes, a aprendizagem ficou mais significativa; quando eles perceberam que determinada situação pode auxiliar na sua vida e compreenderam o sentido da importância da tomada de decisão em determinadas situações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20581_TB6914_15072023093545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99895
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6914
    "inscrito_id" => 20581
    "titulo" => "TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência abordando as temáticas Educação Financeira e a Estatística, tendo em vista, que as duas apresentam pontos em comuns, apresentados por alguns estudos (SENA, 2017; MULLER, 2018; SENA; COUTINHO, 2018; PERIN; CAMPOS, 2021) possíveis de serem abordados numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma prazerosa e enriquecedora a partir de situações do nosso cotidiano. Nosso objetivo, que foi investigar como a vivência de uma pesquisa pode influenciar na aprendizagem de estudantes, e para isto, escolhemos uma turma de 5° ano (23 estudantes), do Ensino Fundamental, do Município de Ipojuca - PE. Foram quatro momentos com os estudantes, divididos em etapas: pesquisa dos estudantes em supermercados, discussão em sala de aula, organização dos dados encontrados na pesquisa e tomada de decisão a partir da organização dos dados. Observamos que nesse tipo de atividade, mesmo sendo com o contexto real, os estudantes apresentaram dificuldades, como: organizar e representar os valores encontrados nos supermercados dos produtos pesquisados, como também conseguir entender o banco de dados organizado, solicitado na sequência didática proposta. Entretanto, vale ressaltar que, apesar dessa dificuldade encontrada no desenrolar da pesquisa, quando abordamos situações do cotidiano dos estudantes, a aprendizagem ficou mais significativa; quando eles perceberam que determinada situação pode auxiliar na sua vida e compreenderam o sentido da importância da tomada de decisão em determinadas situações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20581_TB6914_15072023093545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência abordando as temáticas Educação Financeira e a Estatística, tendo em vista, que as duas apresentam pontos em comuns, apresentados por alguns estudos (SENA, 2017; MULLER, 2018; SENA; COUTINHO, 2018; PERIN; CAMPOS, 2021) possíveis de serem abordados numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma prazerosa e enriquecedora a partir de situações do nosso cotidiano. Nosso objetivo, que foi investigar como a vivência de uma pesquisa pode influenciar na aprendizagem de estudantes, e para isto, escolhemos uma turma de 5° ano (23 estudantes), do Ensino Fundamental, do Município de Ipojuca - PE. Foram quatro momentos com os estudantes, divididos em etapas: pesquisa dos estudantes em supermercados, discussão em sala de aula, organização dos dados encontrados na pesquisa e tomada de decisão a partir da organização dos dados. Observamos que nesse tipo de atividade, mesmo sendo com o contexto real, os estudantes apresentaram dificuldades, como: organizar e representar os valores encontrados nos supermercados dos produtos pesquisados, como também conseguir entender o banco de dados organizado, solicitado na sequência didática proposta. Entretanto, vale ressaltar que, apesar dessa dificuldade encontrada no desenrolar da pesquisa, quando abordamos situações do cotidiano dos estudantes, a aprendizagem ficou mais significativa; quando eles perceberam que determinada situação pode auxiliar na sua vida e compreenderam o sentido da importância da tomada de decisão em determinadas situações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.