AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO MEDIAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO PARA A MELHORIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98577 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5184 "inscrito_id" => 4037 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO MEDIAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO PARA A MELHORIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO." "resumo" => "As políticas públicas educacionais destinadas às pessoas do campo carecem de duas lógicas fundamentais: a universalização, ou seja, o acesso de todos à escola e a especificidade, políticas e práticas que respeitem e valorizem a realidade e a cultura das pessoas do campo. Com o propósito de contribuir para a mudança desta realidade, o Projeto Mediação para Transformação, uma ação de extensão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus de Teresina, visa implementar políticas e práticas educativas nas escolas do campo com vista a superação dos desafios da educação básica nos municípios parceiros. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Projeto de Extensão Mediação para a Transformação para a organização da política de Educação do Campo no município de Piripiri (PI). Desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e utilizou-se como dispositivo de produção de dados um questionário, que foi respondido por seis profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação do referido município. Os resultados sinalizam que o referido projeto possibilitou a ampliação de conhecimentos sobre as políticas educacionais do campo, como também provocou reflexões sobre as principais problemáticas que caracterizam a educação escolar desenvolvida nas escolas situadas em áreas rurais. Apesar das contribuições, um longo caminho precisa ser percorrido para que o município dispunha de política de Educação do Campo, planejada, coordenada e sistêmica, com ações integradas e direcionadas por objetivos comuns, com potencial para solucionar as problemáticas vivenciadas pelos estudantes do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4037_TB5184_04102023191218.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "vitorandradepi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98577 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5184 "inscrito_id" => 4037 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO MEDIAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO PARA A MELHORIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO." "resumo" => "As políticas públicas educacionais destinadas às pessoas do campo carecem de duas lógicas fundamentais: a universalização, ou seja, o acesso de todos à escola e a especificidade, políticas e práticas que respeitem e valorizem a realidade e a cultura das pessoas do campo. Com o propósito de contribuir para a mudança desta realidade, o Projeto Mediação para Transformação, uma ação de extensão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus de Teresina, visa implementar políticas e práticas educativas nas escolas do campo com vista a superação dos desafios da educação básica nos municípios parceiros. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Projeto de Extensão Mediação para a Transformação para a organização da política de Educação do Campo no município de Piripiri (PI). Desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e utilizou-se como dispositivo de produção de dados um questionário, que foi respondido por seis profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação do referido município. Os resultados sinalizam que o referido projeto possibilitou a ampliação de conhecimentos sobre as políticas educacionais do campo, como também provocou reflexões sobre as principais problemáticas que caracterizam a educação escolar desenvolvida nas escolas situadas em áreas rurais. Apesar das contribuições, um longo caminho precisa ser percorrido para que o município dispunha de política de Educação do Campo, planejada, coordenada e sistêmica, com ações integradas e direcionadas por objetivos comuns, com potencial para solucionar as problemáticas vivenciadas pelos estudantes do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4037_TB5184_04102023191218.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "vitorandradepi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }