SANTOS, Fabio Alexandre et al.. Uso do moodle no ensino híbrido: uma introdução. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99864>. Acesso em: 22/11/2024 21:28
No contexto educacional atual, o ensino híbrido tem se destacado como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz, que combina elementos do ensino presencial e do ensino online. Nesse cenário, o Moodle, uma plataforma de aprendizagem virtual, desempenha um papel fundamental ao oferecer recursos e ferramentas que potencializam o ensino híbrido. O Moodle permite a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, nos quais os alunos podem acessar materiais didáticos, participar de atividades interativas, realizar estimativas e interagir com colegas e professores. Dessa forma, o uso do Moodle no ensino híbrido torna-se essencial para promover a flexibilidade, a interação e a personalização do processo de ensino-aprendizagem, garantindo para uma educação mais dinâmica e significativa. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso do Moodle no contexto do ensino híbrido e seus efeitos na experiência de aprendizagem dos alunos. Em nosso percurso metodológico realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativo, com dados coletados no ambiente virtual de aprendizagem por meio de relatórios. Os dados foram analisados utilizando técnicas de conteudos e análise estatística, a fim de identificar padrões, tendências e correlações relevantes. Os primeiros dados obtidos desta pesquisa apontam que a utilização do moodle no ensino híbrido nos fornecem informações valiosas, as quais podem ser utilizadas por professores, gestores educacionais e desenvolvedores de tecnologia educacional, orientando decisões pedagógicas mais embasadas que venham a melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos