PINTO, Carla Silva De Assunção. Plantas também têm hormônios?!!. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99832>. Acesso em: 13/11/2024 08:54
As plantas possuem importantes relações ecológicas, alimentares, econômicas e culturais com a espécie humana. Ainda assim, o estudo da botânica não consegue despertar o engajamento dos estudantes do ensino médio. Os alunos relatam dificuldade para entender e memorizar os termos envolvidos. Em muitos casos, a apresentação desse conteúdo é meramente descritiva, aprofundando a cegueira botânica. Para diminuir essa situação foi elaborado um estudo dirigido utilizando a abordagem investigativa a fim de apresentar os hormônios vegetais ou fitormônios e a sua importância no controle de processos vitais das plantas. A abordagem investigativa pode contribuir para o maior envolvimento discente à medida que estimula a busca pelos seus conhecimentos prévios para a elaboração de hipóteses acerca do amadurecimento dos frutos, floração, senescência foliar e movimentos dos vegetais. Para confirmar ou refutar as hipóteses de cada questão, acontece a busca em bibliografias de divulgação científica, com o auxílio do celular. Deste modo o estudante corrige ou complementa as suas hipóteses. O estudo dirigido investigativo (EDI) foi aplicado em dois tempos de aula, aos estudantes da segunda série do ensino médio de um colégio estadual em Petrópolis/RJ. Durante a aplicação foi possível perceber a alegria de vários estudantes ao escreverem suas hipóteses baseadas nas suas vivências. Eles relataram que levariam os conhecimentos descobertos na atividade para a sua família. Também foi possível constatar que o medo de elaborar hipóteses erradas e se envergonhar, fez com que algumas questões não fossem respondidas. O EDI auxiliou o entendimento da relação dos fitormônios e a conservação/amadurecimento dos alimentos, além dos cuidados com as plantas da sua residência e arredores, aproximando os conhecimentos da botânica à realidade discente.