O presente artigo trata da importância da inclusão de pessoas com deficiência na escola Alexandre Nunes de Almeida, localizada na Comunidade Vereda Grande, zona rural do município de Floriano-Piauí. O objetivo da pesquisa é investigar como se dá a inclusão dessas pessoas com deficiências, e os diferentes tipos de deficiências identificados na escola. A pesquisa traz sua justificativa mediante a dificuldade que os professores enfrentam para lidar com as diferentes deficiências e os alunos com deficiência de absorverem adequadamente os conteúdos ministrados. A metodologia do trabalho foi a aplicação de um questionário entre os educadores da escola com perguntas abertas. Os resultados indicam que os tipos de deficiências identificados em alunos da escola foram cegueira e transtorno do espectro autista. Alguns alunos também apresentam características de algum transtorno de aprendizagem, mas ainda não possuem laudo médico. Existem dificuldades para as famílias dos alunos terem acesso aos profissionais competentes para que suas crianças sejam diagnosticadas. Algumas dificuldades foram relatadas para a inclusão destes alunos na vivência escolar como a falta de uma sala de aula multifuncional, pois a escola dispõe somente de cuidadores. Também foi citado que os professores necessitam de mais qualificação profissional para a melhor inclusão destes alunos, considerando que a escola é plural, e o professor precisa estar preparado para enfrentar os desafios, observando as especificidades dos alunos, e abordando diferentes recursos metodológicos.