Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA, ROBÓTICA E INCLUSÃO, UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95378
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 4766
    "titulo" => "TECNOLOGIA, ROBÓTICA E INCLUSÃO, UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta, em primeiro lugar, conceituar as Metodologias Ativas, a Sala de Aula Invertida e a Robótica educacional, bem como a Educação Especial e Inclusiva. Em segundo, propõe discutir os seus objetivos, vantagens e desafios no projeto pedagógico das escolas. Com a implementação das Metodologias Ativas, novos paradigmas vão surgindo, bem como a redefinição do papel do professor e do aluno diante desse novo contexto, onde o educando é o sujeito reflexivo, na formação do pensamento crítico e de atitudes assertivas do aluno, contrária a educação bancária, tão criticada por Paulo Freire. Por meio de relato de experiência, é apresentada a articulação entre Educação x Educação Inclusiva de Metodologias Ativas e Robótica Educacional com materiais de baixo custo, onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências, diferentemente do currículo padrão, com uma proposta curricular articulada, que tenha sempre como objetivo a aprendizagem significativa. Promover habilidades e competências aos alunos em situação de inclusão, bem como outras propostas de aprendizagem, diversificadas como as metodologias ativas, levando o aluno ao papel de protagonista na construção do seu conhecimento, culminando na criação de um produto criativo e de baixo custo, agregando habilidades e experiências. O estudo tem como aporte teórico Dewey, Freire, Papert, Valente, Borges e Alencar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4766_TB960_25102023184518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAOLA MARTINS BAGUEIRA PINTO BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAOLA"
    "autor_email" => "paola.bandeira15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95378
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 4766
    "titulo" => "TECNOLOGIA, ROBÓTICA E INCLUSÃO, UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta, em primeiro lugar, conceituar as Metodologias Ativas, a Sala de Aula Invertida e a Robótica educacional, bem como a Educação Especial e Inclusiva. Em segundo, propõe discutir os seus objetivos, vantagens e desafios no projeto pedagógico das escolas. Com a implementação das Metodologias Ativas, novos paradigmas vão surgindo, bem como a redefinição do papel do professor e do aluno diante desse novo contexto, onde o educando é o sujeito reflexivo, na formação do pensamento crítico e de atitudes assertivas do aluno, contrária a educação bancária, tão criticada por Paulo Freire. Por meio de relato de experiência, é apresentada a articulação entre Educação x Educação Inclusiva de Metodologias Ativas e Robótica Educacional com materiais de baixo custo, onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências, diferentemente do currículo padrão, com uma proposta curricular articulada, que tenha sempre como objetivo a aprendizagem significativa. Promover habilidades e competências aos alunos em situação de inclusão, bem como outras propostas de aprendizagem, diversificadas como as metodologias ativas, levando o aluno ao papel de protagonista na construção do seu conhecimento, culminando na criação de um produto criativo e de baixo custo, agregando habilidades e experiências. O estudo tem como aporte teórico Dewey, Freire, Papert, Valente, Borges e Alencar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4766_TB960_25102023184518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAOLA MARTINS BAGUEIRA PINTO BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAOLA"
    "autor_email" => "paola.bandeira15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como proposta, em primeiro lugar, conceituar as Metodologias Ativas, a Sala de Aula Invertida e a Robótica educacional, bem como a Educação Especial e Inclusiva. Em segundo, propõe discutir os seus objetivos, vantagens e desafios no projeto pedagógico das escolas. Com a implementação das Metodologias Ativas, novos paradigmas vão surgindo, bem como a redefinição do papel do professor e do aluno diante desse novo contexto, onde o educando é o sujeito reflexivo, na formação do pensamento crítico e de atitudes assertivas do aluno, contrária a educação bancária, tão criticada por Paulo Freire. Por meio de relato de experiência, é apresentada a articulação entre Educação x Educação Inclusiva de Metodologias Ativas e Robótica Educacional com materiais de baixo custo, onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências, diferentemente do currículo padrão, com uma proposta curricular articulada, que tenha sempre como objetivo a aprendizagem significativa. Promover habilidades e competências aos alunos em situação de inclusão, bem como outras propostas de aprendizagem, diversificadas como as metodologias ativas, levando o aluno ao papel de protagonista na construção do seu conhecimento, culminando na criação de um produto criativo e de baixo custo, agregando habilidades e experiências. O estudo tem como aporte teórico Dewey, Freire, Papert, Valente, Borges e Alencar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.