Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORTALECENDO A BASE MATEMÁTICA: NIVELAMENTO NO ENSINO MÉDIO E PRÉ-CÁLCULO NA ENGENHARIA CIVIL DO IFPB CAMPUS PATOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99707
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6660
    "inscrito_id" => 6781
    "titulo" => "FORTALECENDO A BASE MATEMÁTICA: NIVELAMENTO NO ENSINO MÉDIO E PRÉ-CÁLCULO NA ENGENHARIA CIVIL DO IFPB CAMPUS PATOS."
    "resumo" => "Este trabalho se propõe a abordar e propor soluções para preencher uma lacuna de conhecimentos matemáticos que geram dificuldades enfrentadas por estudantes em transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Patos em relação à Matemática Básica. Desenvolvemos um nivelamento e acompanhamento nos primeiros anos do Ensino Médio, com ênfase nos fundamentos matemáticos essenciais, como Álgebra, Trigonometria, Geometria, Estatística e Probabilidade, visando fornecer aos alunos uma base sólida em Matemática e prepará-los para os futuros desafios acadêmicos. Além disso, ampliamos o escopo de atuação para a Engenharia Civil, especificamente no primeiro período do curso no Instituto. Reconhecendo a importância crucial da Matemática como base fundamental para os estudos nessa área, propusemos a realização de oficinas de pré-cálculo, abordando temas relacionados às disciplinas de Cálculo Integral e Diferencial I, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, considerando que os alunos possuem diferentes níveis de conhecimento em Matemática Básica. Incentivamos todos os ingressantes a se esforçarem para adquirir uma melhor formação matemática, visando garantir seu sucesso acadêmico na graduação. Desta forma, com este trabalho, almejamos criar um espaço de aprendizado entre os alunos, proporcionando uma base sólida em matemática e preparando-os para as fases de transição de níveis de sua formação, almejando com isso aumentar as chances de sucesso nos estudos tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6781_TB6660_10122023200625.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandasp16@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99707
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6660
    "inscrito_id" => 6781
    "titulo" => "FORTALECENDO A BASE MATEMÁTICA: NIVELAMENTO NO ENSINO MÉDIO E PRÉ-CÁLCULO NA ENGENHARIA CIVIL DO IFPB CAMPUS PATOS."
    "resumo" => "Este trabalho se propõe a abordar e propor soluções para preencher uma lacuna de conhecimentos matemáticos que geram dificuldades enfrentadas por estudantes em transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Patos em relação à Matemática Básica. Desenvolvemos um nivelamento e acompanhamento nos primeiros anos do Ensino Médio, com ênfase nos fundamentos matemáticos essenciais, como Álgebra, Trigonometria, Geometria, Estatística e Probabilidade, visando fornecer aos alunos uma base sólida em Matemática e prepará-los para os futuros desafios acadêmicos. Além disso, ampliamos o escopo de atuação para a Engenharia Civil, especificamente no primeiro período do curso no Instituto. Reconhecendo a importância crucial da Matemática como base fundamental para os estudos nessa área, propusemos a realização de oficinas de pré-cálculo, abordando temas relacionados às disciplinas de Cálculo Integral e Diferencial I, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, considerando que os alunos possuem diferentes níveis de conhecimento em Matemática Básica. Incentivamos todos os ingressantes a se esforçarem para adquirir uma melhor formação matemática, visando garantir seu sucesso acadêmico na graduação. Desta forma, com este trabalho, almejamos criar um espaço de aprendizado entre os alunos, proporcionando uma base sólida em matemática e preparando-os para as fases de transição de níveis de sua formação, almejando com isso aumentar as chances de sucesso nos estudos tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6781_TB6660_10122023200625.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandasp16@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho se propõe a abordar e propor soluções para preencher uma lacuna de conhecimentos matemáticos que geram dificuldades enfrentadas por estudantes em transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Patos em relação à Matemática Básica. Desenvolvemos um nivelamento e acompanhamento nos primeiros anos do Ensino Médio, com ênfase nos fundamentos matemáticos essenciais, como Álgebra, Trigonometria, Geometria, Estatística e Probabilidade, visando fornecer aos alunos uma base sólida em Matemática e prepará-los para os futuros desafios acadêmicos. Além disso, ampliamos o escopo de atuação para a Engenharia Civil, especificamente no primeiro período do curso no Instituto. Reconhecendo a importância crucial da Matemática como base fundamental para os estudos nessa área, propusemos a realização de oficinas de pré-cálculo, abordando temas relacionados às disciplinas de Cálculo Integral e Diferencial I, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, considerando que os alunos possuem diferentes níveis de conhecimento em Matemática Básica. Incentivamos todos os ingressantes a se esforçarem para adquirir uma melhor formação matemática, visando garantir seu sucesso acadêmico na graduação. Desta forma, com este trabalho, almejamos criar um espaço de aprendizado entre os alunos, proporcionando uma base sólida em matemática e preparando-os para as fases de transição de níveis de sua formação, almejando com isso aumentar as chances de sucesso nos estudos tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.