EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: ANÁLISE DOS PROJETOS DAS SEMANAS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO IFAM DE HUMAITÁ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96271 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 6515 "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: ANÁLISE DOS PROJETOS DAS SEMANAS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO IFAM DE HUMAITÁ" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de analisar, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), a importância dos projetos de extensão que trabalharam com as temáticas antirracistas no Ensino Médio Integrado. Aqui destacaremos as contribuições dos projetos “I Semana da Consciência Negra: Toda Forma de Consciência” e “II Semana da Consciência Negra e Indígena: Conflitos e Territorialidades na Amazônia”, ambos realizados nos anos de 2017 e 2018, respectivamente, campus Humaitá, localizado no Sul do Amazonas. Os projetos foram voltados para as questões étnico-raciais e contaram com a participação de servidores e estudantes do IFAM, UFAM, UEA e membros da comunidade local e dos movimentos sociais. Neste trabalho daremos ênfase para a articulação dessa modalidade de projeto com a integração da formação profissional ao Ensino Médio, comprometida com a superação da divisão histórica entre trabalho e educação e promovendo a formação humana integral dos indivíduos. Tendo em vista que, O Instituto Federal do Amazonas tem como base norteadora de suas ações pedagógicas a valorização da educação pública de qualidade, priorizando a formação profissional e crítica dos seus discentes, em consonância com a legislação educacional vigente – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) e suas alterações, lei nº 10.639/03 e a lei nº 11.645/08, visam fomentar uma prática educacional baseada no respeito e na valorização da diversidade e da pluralidade cultural. Por intermédio dos projetos foram promovidas experiências formativas que integram o trabalho, a ciência e a cultura no âmbito de atividades de ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo com a compreensão da realidade de forma crítica e aliada a luta antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6515_TB2127_04052023175303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAÊ NOGUEIRA LEVEL" "autor_nome_curto" => "INAÊ LEVEL" "autor_email" => "inae.level@ifam.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96271 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 6515 "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: ANÁLISE DOS PROJETOS DAS SEMANAS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO IFAM DE HUMAITÁ" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de analisar, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), a importância dos projetos de extensão que trabalharam com as temáticas antirracistas no Ensino Médio Integrado. Aqui destacaremos as contribuições dos projetos “I Semana da Consciência Negra: Toda Forma de Consciência” e “II Semana da Consciência Negra e Indígena: Conflitos e Territorialidades na Amazônia”, ambos realizados nos anos de 2017 e 2018, respectivamente, campus Humaitá, localizado no Sul do Amazonas. Os projetos foram voltados para as questões étnico-raciais e contaram com a participação de servidores e estudantes do IFAM, UFAM, UEA e membros da comunidade local e dos movimentos sociais. Neste trabalho daremos ênfase para a articulação dessa modalidade de projeto com a integração da formação profissional ao Ensino Médio, comprometida com a superação da divisão histórica entre trabalho e educação e promovendo a formação humana integral dos indivíduos. Tendo em vista que, O Instituto Federal do Amazonas tem como base norteadora de suas ações pedagógicas a valorização da educação pública de qualidade, priorizando a formação profissional e crítica dos seus discentes, em consonância com a legislação educacional vigente – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) e suas alterações, lei nº 10.639/03 e a lei nº 11.645/08, visam fomentar uma prática educacional baseada no respeito e na valorização da diversidade e da pluralidade cultural. Por intermédio dos projetos foram promovidas experiências formativas que integram o trabalho, a ciência e a cultura no âmbito de atividades de ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo com a compreensão da realidade de forma crítica e aliada a luta antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6515_TB2127_04052023175303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAÊ NOGUEIRA LEVEL" "autor_nome_curto" => "INAÊ LEVEL" "autor_email" => "inae.level@ifam.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }