Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS GRÁFICAS COMO MEIO DE INCENTIVO À LEITURA E REFLEXÃO CRÍTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99683
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6625
    "inscrito_id" => 14818
    "titulo" => "NARRATIVAS GRÁFICAS COMO MEIO DE INCENTIVO À LEITURA E REFLEXÃO CRÍTICA"
    "resumo" => "A definição de narrativa gráfica abrange amplos espectros de formas narrativas que empregam imagens como meio principal de transmissão de ideias, incluindo diversas manifestações, como histórias em quadrinhos, tirinhas, charges e cartuns. Pode-se considerar que as histórias em quadrinhos descendam do cartum e da charge, pois surgiram como uma necessidade de dar continuidade a uma ideia, permitindo a progressão temporal por meio da disposição sequencial de um ou mais quadros interligados entre si. A utilização da imagem como linguagem sempre enfrentou resistência em sua aceitação como leitura séria, muitas vezes criticada por inibirem a imaginação, que por serem específicas demais não exprimem abstrações ou pensamentos complexos. No entanto, as narrativas gráficas podem ser empregadas como ferramentas pedagógicas, tanto em ambientes escolares quanto em contextos informais de aprendizado, inclusive influenciados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, que passou a incluir histórias em quadrinhos na distribuição de livros escolares. Professores e educadores podem adotar os quadrinhos para estimular o interesse pela leitura, oferecendo a oportunidade de explorar diferentes gêneros, estilos e temas. Além disso, essa leitura pode ser o ponto de partida para atividades de escrita, análise crítica e discussões. Assim, tem como objetivo geral investigar o uso das narrativas gráficas como meio de incentivo à leitura e reflexão crítica, buscando compreender seu impacto no desenvolvimento dessas habilidades nos leitores. Os objetivos específicos buscam identificar as características e elementos das narrativas gráficas que as tornam eficazes no incentivo à leitura, avaliar as histórias como ferramenta psicopedagógica e conhecer programas que incentivam a leitura através destas narrativas. Em relação à metodologia, utilizar-se-á o método de pesquisa-ação a ser realizada em ambiente escolar durante o Estágio Institucional. Quantos aos resultados, espera-se o aumento da motivação e interesse dos leitores, engajamento e prazer pela leitura, além de examinar se houve aprimoramento das habilidades de leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14818_TB6625_20062023203904.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIA L CALADO"
    "autor_nome_curto" => "MIRIA CALADO"
    "autor_email" => "micalado7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99683
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6625
    "inscrito_id" => 14818
    "titulo" => "NARRATIVAS GRÁFICAS COMO MEIO DE INCENTIVO À LEITURA E REFLEXÃO CRÍTICA"
    "resumo" => "A definição de narrativa gráfica abrange amplos espectros de formas narrativas que empregam imagens como meio principal de transmissão de ideias, incluindo diversas manifestações, como histórias em quadrinhos, tirinhas, charges e cartuns. Pode-se considerar que as histórias em quadrinhos descendam do cartum e da charge, pois surgiram como uma necessidade de dar continuidade a uma ideia, permitindo a progressão temporal por meio da disposição sequencial de um ou mais quadros interligados entre si. A utilização da imagem como linguagem sempre enfrentou resistência em sua aceitação como leitura séria, muitas vezes criticada por inibirem a imaginação, que por serem específicas demais não exprimem abstrações ou pensamentos complexos. No entanto, as narrativas gráficas podem ser empregadas como ferramentas pedagógicas, tanto em ambientes escolares quanto em contextos informais de aprendizado, inclusive influenciados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, que passou a incluir histórias em quadrinhos na distribuição de livros escolares. Professores e educadores podem adotar os quadrinhos para estimular o interesse pela leitura, oferecendo a oportunidade de explorar diferentes gêneros, estilos e temas. Além disso, essa leitura pode ser o ponto de partida para atividades de escrita, análise crítica e discussões. Assim, tem como objetivo geral investigar o uso das narrativas gráficas como meio de incentivo à leitura e reflexão crítica, buscando compreender seu impacto no desenvolvimento dessas habilidades nos leitores. Os objetivos específicos buscam identificar as características e elementos das narrativas gráficas que as tornam eficazes no incentivo à leitura, avaliar as histórias como ferramenta psicopedagógica e conhecer programas que incentivam a leitura através destas narrativas. Em relação à metodologia, utilizar-se-á o método de pesquisa-ação a ser realizada em ambiente escolar durante o Estágio Institucional. Quantos aos resultados, espera-se o aumento da motivação e interesse dos leitores, engajamento e prazer pela leitura, além de examinar se houve aprimoramento das habilidades de leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14818_TB6625_20062023203904.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIA L CALADO"
    "autor_nome_curto" => "MIRIA CALADO"
    "autor_email" => "micalado7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A definição de narrativa gráfica abrange amplos espectros de formas narrativas que empregam imagens como meio principal de transmissão de ideias, incluindo diversas manifestações, como histórias em quadrinhos, tirinhas, charges e cartuns. Pode-se considerar que as histórias em quadrinhos descendam do cartum e da charge, pois surgiram como uma necessidade de dar continuidade a uma ideia, permitindo a progressão temporal por meio da disposição sequencial de um ou mais quadros interligados entre si. A utilização da imagem como linguagem sempre enfrentou resistência em sua aceitação como leitura séria, muitas vezes criticada por inibirem a imaginação, que por serem específicas demais não exprimem abstrações ou pensamentos complexos. No entanto, as narrativas gráficas podem ser empregadas como ferramentas pedagógicas, tanto em ambientes escolares quanto em contextos informais de aprendizado, inclusive influenciados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, que passou a incluir histórias em quadrinhos na distribuição de livros escolares. Professores e educadores podem adotar os quadrinhos para estimular o interesse pela leitura, oferecendo a oportunidade de explorar diferentes gêneros, estilos e temas. Além disso, essa leitura pode ser o ponto de partida para atividades de escrita, análise crítica e discussões. Assim, tem como objetivo geral investigar o uso das narrativas gráficas como meio de incentivo à leitura e reflexão crítica, buscando compreender seu impacto no desenvolvimento dessas habilidades nos leitores. Os objetivos específicos buscam identificar as características e elementos das narrativas gráficas que as tornam eficazes no incentivo à leitura, avaliar as histórias como ferramenta psicopedagógica e conhecer programas que incentivam a leitura através destas narrativas. Em relação à metodologia, utilizar-se-á o método de pesquisa-ação a ser realizada em ambiente escolar durante o Estágio Institucional. Quantos aos resultados, espera-se o aumento da motivação e interesse dos leitores, engajamento e prazer pela leitura, além de examinar se houve aprimoramento das habilidades de leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.