ORALIDADE E IDENTIDADE NA FÉ EM SANTA RITA DE CÁSSIA: (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO DE TURISMO EM SANTA CRUZ-RN.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99593 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6509 "inscrito_id" => 11688 "titulo" => "ORALIDADE E IDENTIDADE NA FÉ EM SANTA RITA DE CÁSSIA: (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO DE TURISMO EM SANTA CRUZ-RN." "resumo" => "As identidades são alvo de estudo e reflexão para a humanidade, presente nos mais diversos tempos da História, perceber as reconstruções e seus pontos de rupturas nos faz refletir mais intensamente sobre o papel da escola nesse processo de produção de memorias e identidades. Dentro de um quadro de fomento do turismo no interior do Nordeste, incentivado pelo governo federal, percebemos a construção das narrativas sobre o sagrado nos roteiros religiosos e a construção de identidades locais em torno da religiosidade popular, nos propomos a problematizar a criação e apropriação do curso técnico de turismo na cidade de Santa Cruz-RN, onde no currículo proposto a historial oral não encontrou em sala de aula espaço, nem a reflexão sobre a contínua construção da identidade religiosa do município, o curso técnico em turismo visto tanto pelo poder público como pela sociedade como mais uma iniciativa pública de ensino, pobre de significados e sem conexão com a comunidade local e suas demandas. A formação continuada de professores será problematizada dentro da perspectiva da Teoria Histórico Cultural do ensino, e da visão de professor pesquisador. O esvaziamento das turmas de terceiro ano do curso médio-técnico nos leva a questionar os espaços de diálogo entre os agentes públicos e a comunidade, e com pouca participação dos docentes e do incentivo à pesquisa na formulação do currículo do curso, engessando os conhecimentos transmitidos nas aulas. O estudo tem como tema gerador a construção da memória local e a apropriação da história oral para o currículo e para a formação dos docentes do curso de turismo e o papel construtor de identidades pós modernas, na perspectiva de criação e ressignificação desses ambientes sociais seguindo os paradigmas como narrativa, os elementos essenciais da sociedade, os processos de invenção da tradição e o mito fundacional de origem local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11688_TB6509_09102023171147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA" "autor_nome_curto" => "EVELINE" "autor_email" => "evelinesmbatista@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99593 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6509 "inscrito_id" => 11688 "titulo" => "ORALIDADE E IDENTIDADE NA FÉ EM SANTA RITA DE CÁSSIA: (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO DE TURISMO EM SANTA CRUZ-RN." "resumo" => "As identidades são alvo de estudo e reflexão para a humanidade, presente nos mais diversos tempos da História, perceber as reconstruções e seus pontos de rupturas nos faz refletir mais intensamente sobre o papel da escola nesse processo de produção de memorias e identidades. Dentro de um quadro de fomento do turismo no interior do Nordeste, incentivado pelo governo federal, percebemos a construção das narrativas sobre o sagrado nos roteiros religiosos e a construção de identidades locais em torno da religiosidade popular, nos propomos a problematizar a criação e apropriação do curso técnico de turismo na cidade de Santa Cruz-RN, onde no currículo proposto a historial oral não encontrou em sala de aula espaço, nem a reflexão sobre a contínua construção da identidade religiosa do município, o curso técnico em turismo visto tanto pelo poder público como pela sociedade como mais uma iniciativa pública de ensino, pobre de significados e sem conexão com a comunidade local e suas demandas. A formação continuada de professores será problematizada dentro da perspectiva da Teoria Histórico Cultural do ensino, e da visão de professor pesquisador. O esvaziamento das turmas de terceiro ano do curso médio-técnico nos leva a questionar os espaços de diálogo entre os agentes públicos e a comunidade, e com pouca participação dos docentes e do incentivo à pesquisa na formulação do currículo do curso, engessando os conhecimentos transmitidos nas aulas. O estudo tem como tema gerador a construção da memória local e a apropriação da história oral para o currículo e para a formação dos docentes do curso de turismo e o papel construtor de identidades pós modernas, na perspectiva de criação e ressignificação desses ambientes sociais seguindo os paradigmas como narrativa, os elementos essenciais da sociedade, os processos de invenção da tradição e o mito fundacional de origem local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11688_TB6509_09102023171147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA" "autor_nome_curto" => "EVELINE" "autor_email" => "evelinesmbatista@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }