O artigo parte de estudos preliminares sobre o processo de escolarização na localidade de Cava, cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, cujo território faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. O estudo buscou analisar o surgimento de programas e institutos de ensino após a implementação da Estrada de Ferro Rio D`Ouro. A intenção é aprofunda-se na investigação da chegada dessas entidades escolares pós-ferrovia, suas ressignificações e suas abordagens metodológicas diante das particularidades locais. Para a construção das argumentações utilizou-se pesquisa bibliográfica, reportagens, visitas técnicas as edificações da Rio D`Ouro utilizadas como espaço educativo e instituições de ensino que surgiram durante o período de funcionamento da estrada de ferro. O objetivo foi verificar se a ferrovia influenciou para o surgimento de instituições escolares nesta região da Baixada Fluminense considerada tipicamente rural. Além de observar os processos de aparecimento, desaparecimento, escassez e permanência desses estabelecimentos dedicados a formação do indivíduo. Como também os programas de incentivo a educação criados por políticas públicas de governo na metade do século XX. Ademais, a pesquisa se atentou aos aspectos sociais pós - desativação da Estrada de Ferro Rio D`Ouro no início da década de 1970 e os impactos para a população das regiões de Cava, Tinguá, Rio D`Ouro e seu entorno.