É na Educação Infantil que as crianças são inseridas no contexto educacional da oralidade, da leitura e da escrita. Através dessas interações, inicia-se a construção de uma relação prazerosa entre a criança e os livros, na qual a imaginação e a criatividade oportunizam o protagonismo infantil e a sua (re) leitura de mundo. Além disso, possibilita a imersão de meninos e meninas nas múltiplas linguagens, como também favorece vivências de narrativas, o convívio com diversos suportes de escrita e o reconhecimento de diferentes usos socias da escrita. Dessa feita, a presente pesquisa compartilha experiências com letramentos realizadas com crianças do Infantil IV. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e teve como método o estudo de caso de uma professora e crianças de um município cearense. Os achados da investigação apontam que as experiências individuais e coletivas com a literatura infantil, gêneros textuais e suportes de escrita contribuem para o letramento na Educação Infantil e aprendizagens significativas da criança. Ademais, ressaltam que toda vivência pedagógica precisa ser embasada nos eixos estruturantes (as interações e a brincadeira), e salientam que por meio deles as crianças são capazes de construir o seu próprio conhecimento e obter aprendizagens prazerosas no cotidiano infantil.