Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos problemas e dificuldades do ensino remoto no Campus de Pau dos Ferros da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. O trabalho consiste em uma análise fundamentada dos desafios do ensino remoto durante a pandemia. Os tópicos abordados seguem uma sequência que inclui introdução, discussões sobre a pandemia e desigualdade, educação em geral, ensino remoto e comparação entre educação remota e educação a distância. Autores como Durkheim (2011), Salomão Ximenes, Fernando Cássio (2020) e Behar (2020), além da Lei n° 9394/1996, entre outros foram utilizados como fundamentação teórica. O estudo busca oferecer uma visão abrangente dos problemas enfrentados no ensino remoto durante a pandemia, considerando aspectos teóricos e legislações pertinentes. Utilizamos uma abordagem quantitativa descritiva por meio de uma pesquisa de opinião, utilizando um formulário online para coletar dados. Ressalta-se que, embora o formulário online tenha limitações, como a falta de interação direta com os colaboradores, ele contribuiu para produzir informações que foram analisadas e poderão ser exploradas de forma mais aprofundada no futuro. Pretendemos explorar as percepções de professores e alunos da universidade sobre a aprendizagem durante as aulas remotas. O estudo utilizou gráficos na análise dos dados, o que proporcionou uma compreensão das percepções e dificuldades enfrentadas por alunos e professores no contexto da pandemia. Essa abordagem permitiu obter uma visão abrangente das limitações dos envolvidos no ensino remoto, tanto discentes quanto docentes, fornecendo informações valiosas sobre o tema. Com base nas respostas obtidas, é evidente que uma das maiores dificuldades das aulas não presenciais é a falta de contato físico entre alunos e professores. Dentre os resultados, a maioria dos professores que responderam ao questionário teve que modificar suas metodologias de ensino, de alguma forma, para se adaptar ao contexto em que estavam inseridos naquele momento.