GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99454 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6318 "inscrito_id" => 16661 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA" "resumo" => "A gamificação de conteúdos educativos é uma ferramenta interessante para levar o conhecimento aos alunos de maneira mais lúdica, além de inseri-los como protagonistas do próprio ensino. O objetivo deste trabalho foi produzir jogos didáticos relacionados à biota marinha, especialmente os macrovertebrados, para que crianças tenham o conhecimento ativo desse assunto, além de sensibilizar quanto à questão da conservação e poluição ambiental. A aplicação deste relato de experiência ocorreu em junho de 2022, na “I Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, promovida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em comemoração à Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada no Partage Shopping, localizado na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Durante a exposição foram apresentados dois jogos virtuais que foram elaborados com a temática marinha. O primeiro jogo foi intitulado “Qual é a minha alimentação?” fabricado na plataforma Genially, o qual os praticantes deveriam unir o alimento correto que é mais comum na nutrição dos animais marinhos (especificamente, tartaruga, baleia, boto-cinza, peixe-boi e ave marinha), porém encontravam alguns desafios, como sacolas plásticas e outros objetos poluidores daquele ambiente. Ainda, o segundo jogo intitulado “Biota Game” foi produzido na plataforma Quizziz, onde os participantes deveriam responder cada questão sobre a biologia, problemas ambientais, anatomia e fisiologia de cetáceos, sirênios, quelônios e aves marinhas com a alternativa correta dentre as opções. Com isso, percebeu-se um grande interesse nos jogos não só por parte das crianças, mas também do público de adolescentes e adultos, sendo relatado pelos participantes que a cada nova pergunta, um novo conhecimento surgia de forma leve e dinâmica. Conhecimento esse que por muitas vezes acaba sendo de difícil acesso para parte da população, mas que é de extrema importância para a sensibilização e conscientização ambiental de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16661_TB6318_14112023085644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN VICTOR ANDRADE CANTON" "autor_nome_curto" => "ALAN CANTON" "autor_email" => "alanvictor928@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99454 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6318 "inscrito_id" => 16661 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA" "resumo" => "A gamificação de conteúdos educativos é uma ferramenta interessante para levar o conhecimento aos alunos de maneira mais lúdica, além de inseri-los como protagonistas do próprio ensino. O objetivo deste trabalho foi produzir jogos didáticos relacionados à biota marinha, especialmente os macrovertebrados, para que crianças tenham o conhecimento ativo desse assunto, além de sensibilizar quanto à questão da conservação e poluição ambiental. A aplicação deste relato de experiência ocorreu em junho de 2022, na “I Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, promovida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em comemoração à Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada no Partage Shopping, localizado na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Durante a exposição foram apresentados dois jogos virtuais que foram elaborados com a temática marinha. O primeiro jogo foi intitulado “Qual é a minha alimentação?” fabricado na plataforma Genially, o qual os praticantes deveriam unir o alimento correto que é mais comum na nutrição dos animais marinhos (especificamente, tartaruga, baleia, boto-cinza, peixe-boi e ave marinha), porém encontravam alguns desafios, como sacolas plásticas e outros objetos poluidores daquele ambiente. Ainda, o segundo jogo intitulado “Biota Game” foi produzido na plataforma Quizziz, onde os participantes deveriam responder cada questão sobre a biologia, problemas ambientais, anatomia e fisiologia de cetáceos, sirênios, quelônios e aves marinhas com a alternativa correta dentre as opções. Com isso, percebeu-se um grande interesse nos jogos não só por parte das crianças, mas também do público de adolescentes e adultos, sendo relatado pelos participantes que a cada nova pergunta, um novo conhecimento surgia de forma leve e dinâmica. Conhecimento esse que por muitas vezes acaba sendo de difícil acesso para parte da população, mas que é de extrema importância para a sensibilização e conscientização ambiental de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16661_TB6318_14112023085644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN VICTOR ANDRADE CANTON" "autor_nome_curto" => "ALAN CANTON" "autor_email" => "alanvictor928@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }