VÊNUS, Ethiamara Da Silva Sousa et al.. Em cine inclusão. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99451>. Acesso em: 22/11/2024 21:07
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o Projeto “Em Cine Inclusão” executado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Pedro II, e teve como objetivo promover o diálogo coletivo, colaborativo e participativo sobre temas relevantes para a Educação Inclusiva, por meio da exibição de filmes nacionais e internacionais, além de motivar discussões de temas relevantes na formação de professores. O projeto utilizou aspectos básicos da metodologia sala de aula invertida e foram realizadas as seguintes atividades: 1. Planejamento e escolha dos filmes a serem exibidos na primeira etapa do projeto; 2. Inscrições no projeto; 3. Divulgação das sessões para a comunidade acadêmica e externa através das redes sociais; 4. Exibição dos filmes nacionais e internacionais (curta ou longa duração); 5. Estudos individuais relacionados a temática principal abordada nos filmes; 6. Socialização das descobertas com publicação na ferramenta Padlet; 7. Debate colaborativo. Devido à pandemia, todos os encontros ocorreram de forma on-line, utilizando a ferramenta Google Meet. Na primeira etapa, realizada de setembro a dezembro de 2021, foram exibidos os filmes: “Crisálida”, “Como estrelas no céu” e “Minha querida Anne Frank”. No padlet os participantes interagiram e socializaram com comentários e ilustrações sobre o filme, sugestões de artigos, resumos, fotos, dentre outras informações pertinentes ao tema em discussão. Os debates contaram com a participação/contribuição de pesquisadores na área, dos produtores de um dos filmes, discentes, docentes, membros do NAPNE e demais interessados em aprofundar os conhecimentos relacionados à Educação Inclusiva. Desta forma, mostrou-se que a exibição de filmes e/ou documentários é uma estratégia de estudo que contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior engajamento, participação, interação, autonomia e aprendizagem ativa dos discentes, favorecendo ainda, o desenvolvimento da criatividade, criticidade, colaboração e empatia.