A monitoria é parte importante do processo de ensino-aprendizagem, em especial no ambiente universitário. Pode ser definida como um dispositivo pedagógico de troca de conhecimentos que envolve educadores e educandos, estabelecendo novas relações dentro do ambiente educacional. Durante o ensino remoto, a monitoria ganhou novos vieses, tornou-se mais evidente a importância dos estudantes-monitores, na construção, publicização de conhecimento e mediação de ferramentas pedagógicas e plataformas digitais que garantissem a participação dos demais alunos nos momentos de aulas síncronas e nas atividades extracurriculares. Com a obrigatoriedade da curricularização da extensão, como indicativo do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), surgiu a disciplina e a monitoria de Atividades Curriculares de Extensão (ACE 1 – Diagnósticos em Comunidade), que faz parte da grade de matérias obrigatórias dos cursos de Agronomia, Agroecologia, Zootecnia e demais cursos do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), com carga horária total de 61 horas. Nesse trabalho, objetivou-se descrever as ações ligadas a monitoria da disciplina de ACE 1 no CECA/UFAL, discutindo as contribuições da monitoria no processo de curricularização da extensão e da construção de conhecimentos no ambiente da educação formal. As atividades desenvolvidas dentro da disciplina de ACE 1, numa parceria professor orientador e monitoras, tiveram participação ativa dos discentes, apesar das dificuldades imposta pelo ensino remoto. O caminhar metodológico na execução da disciplina incentivou o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação por parte dos estudantes, demonstrando a potência que tem a extensão para o desenvolvimento territorial, quando a universidade e as comunidades de seu entorno devem trabalham coletivamente.